A presença da água e do elemento erótico na poesia de Frederico García Lorca

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

O objetivo desta pesquisa é verificar como a água, e os demais elementos da natureza, se constelam na obra poética de García Lorca, através de evocações eróticas, que aparecem de maneira simbólica nos poemas. Sabe-se que o símbolo é algo que está inserido em nosso meio social, cultural e psicológico e está presente no centro da nossa vida imaginativa e, em nossa vida como um todo. São os símbolos que revelam os segredos do inconsciente. García Lorca foi um poeta que utilizou elementos simbólicos ligados à natureza para produzir imagens poéticas. A água é algo bastante recorrente em suas obras, e um elemento marcante que através de sua simbologia vem expressar inúmeras imagens e dar diferentes conotações a sua produção literária. Associada ao útero feminino capaz de gerar vida, ela tem valorização feminina, sensual e maternal, sendo a água do lago, noturna, leitosa e lunar, uma manifestação da libido feminina que desperta. As sensações que temos quando estamos em contato com a natureza e seus elementos podem trazer uma carga erótica, se considerarmos que o erótico vai além do sexual. Em Lorca há uma relação mútua entre o erotismo e a água. A imagem do banho feminino vem carregada de erotismo, como se pode constatar em Cacida da moça dourada. Desta forma, a mulher e a água juntas são elementos associados facilmente ao erotismo, elemento que aparece na obra lorquiana de forma sublimada. O erotismo se apresenta através de imagens poéticas, metáforas ricas, só percebidas a partir de uma leitura aprofundada. Para desenvolver o trabalho utilizamos um corpus que se limita a duas obras poéticas de Federico García Lorca: Livro de poemas e Diva de Tamarit, desses dois livros foram selecionados os seguintes poemas: Cacida da moça dourada; Mar, Meditação sob a chuva, Chuva, Sonho, Amanhã, Madrigal de verão, Gazel do amor imprevisto, Elegia e Cacida da mulher estendida.

ASSUNTO(S)

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