A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E O PROJETO DE EMANCIPAÇÃO HUMANA: APROXIMAÇÕES NA PERSPECTIVA DA ONTOLOGIA LUKACSIANA. / A HISTORICAL AND CRITICAL PEDAGOGY AND THE DRAFT HUMAN EMANCIPATION: THE APPROACHES PERSPECTIVE OF ONTOLOGY Lukacsian.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

04/07/2011

RESUMO

O objetivo central desse estudo é examinar, a Pedagogia Histórico-Crítica - PHC, no intuito de compreender como está explicitado, nessa tendência pedagógica, o papel da educação na sociedade do capital. A rigor, a pesquisa pretende aferir em que medida a relação trabalho-educação explicitada pela PHC estaria em consonância com os pressupostos da ontologia marxiana. A perspectiva onto-marxista por nós assumida no desenvolvimento de nossa análise nos levou a recuperar, de forma necessariamente preliminar, a leitura crítica que vem sendo tecida com respeito à Pedagogia de Saviani. A obra desse autor é de fundamental importância para o debate educacional brasileiro, uma vez que, mesmo no campo do marxismo, que ao longo dos anos vem sofrendo um abandono acadêmico, Saviani consegue agregar em seus escritos um grande número de leitores, o que justifica nosso estudo. Elegemos, como recorte para a pesquisa o período referente à década de 1970, na qual Saviani propõe uma pedagogia (PHC) em contraposição à visão hegemônica proposta pelas classes dominantes, até os dias atuais para entendermos a que ponto a Pedagogia Histórico-Crítica contribui para uma formação para a emancipação humana. O período é justificado pelo desenvolvimento da PHC ao lado de outros importantes escritos de seu autor sobre a educação brasileira. Trata-se de uma pesquisa teórico-bibliográfica, utilizando como base o referencial ontometodológico do marxismo. A escolha desse referencial partiu do entendimento de que ele nos permite uma ampla visibilidade da totalidade e do objeto estudado na pesquisa. Nesse sentido, foi imprescindível revisar os termos em que a relaçãoentretrabalho e educação estariam colocadas na Ontologia do Ser Social em Lukács, a qual vem sendo tratada por autores do campo lukacsiano, como Sérgio Lessa e Ivo Tonet, com particularidade. Analisamos os textos de Saviani, bem como de outros autores que nos ajudaram a traçar uma contextualização da educação a partir da centralidade do trabalho na constituição do homem como ser social. Nossa investigação evidenciou a complexidade da polêmica aqui enfocada, a qual envolve, dentre outras questões desafiadoras: o saber como meio de produção; a vigência do trabalho nãomaterial; o trabalho como princípio educativo; e a possibilidade de implementação da Pedagogia Histórico-Crítica, no limite, como um modelo escolar de possível efetivação na sociedade capitalista.

ASSUNTO(S)

dermeval saviani ontologia do ser social. educação trabalho pedagogia histórico-crítica dermeval saviani educacao historical-critical pedagogy work.education capital.

Documentos Relacionados