A palavra contra-ataca : a narrativa cinematográfica em 'O livro das ilusões' de Paul Auster
AUTOR(ES)
Cabeda, Eduardo Vega
DATA DE PUBLICAÇÃO
2011
RESUMO
Os estudos desse trabalho cabem à esfera das relações entre o cinema, a literatura e a narrativa, tendo por base o apoio da escrita, seus artifícios e soluções naturais, ora ilustrados pela mudança inerente aos dois planos midiáticos, ora pela análise e os exemplos colhidos na obra O Livro das Ilusões do escritor Paul Auster, que revelem o hibridismo ou a comutação de técnicas narrativas distintas. Afastando-se, portanto, do debate sobre o que é narrativo (diegético, sintagmático) ou não-narrativo (não-diegético, paradigmático, formalista) para o cinema. Antes ou acima das distinções narrativas, estarão sempre: 1. os usos e as apropriações ou fusões de certas propriedades escritas, tanto do roteiro cinematográfico quanto do texto literário; 2. o desdobramento das propriedades das estruturas narrativas de ambas as mídias, assim como a sua aplicabilidade e as suas transições de formato, em circunstâncias distintas de inversão, como soluções narratológicas, estilísticas e técnicas; 3. a exposição do debate sobre: o meio que serve para o estabelecimento da forma; a percepção imanente das estruturas que dão cabo da história. Nesse cenário, o trabalho pretende contribuir, ainda que minimamente, para a discussão recente da transgressão da linguagem no enlevo literário e cinematográfico.
ASSUNTO(S)
literatura e cinema auster, paul cinema literature narrativa narrative roteiro cinematográfico hybridism auster, paul screenplay
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/10183/29197Documentos Relacionados
- O império contra-ataca : a escravidão e a pena de morte em Pernambuco (1822-1860).
- A sinfonia narrativa de Augusto Abelaira : a metaficção em 'O Triunfo da Morte'
- O Império contra-ataca. Terras, poder, soberania e embates entre os Maori e os britânicos na Nova Zelândia (c. 1840-1870)
- Andando com Paul Auster
- Peregrinos em busca: alegoria, utopia e distopia em Paul Auster, Nathaniel Hawthorne e John Bunyan