A ocorrência de DTM em indivíduos que se utilizam da montaria diariamente. / The occurrence of DTM in individuals that if they use of would mount daily.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Introdução: A DTM (disfunção temporomandibular) é multifatorial, caracterizada por sinais e sintomas, como fatores estruturais do sistema estomatognático, psicológicos e até funcionais, o que vem sendo bem pesquisado atualmente, tendo controvérsias. Pelo cavalo intervir hoje como um instrumento terapêutico e conforme pesquisas sobre o assunto, este animal pode interferir de certa forma no cavaleiro que pode excitar músculos posturais e faciais. Objetivo: Avaliar a ocorrência de DTM em funcionários militares que se utilizam da montaria diária, avaliar a correlação entre a abertura bucal máxima sem auxílio em policiais que apresentam dor e Avaliar as classificações da DTM, conforme distribuição das faixas etárias. Metodologia: Realizou-se um estudo transversal e observacional, com a participação de 40 funcionários militares da região do grande ABC. Para o diagnóstico e determinação da prevalência da DTM foi utilizado o questionário RDC/TMD, Eixo I e Eixo II, sendo que os avaliadores não se comunicaram durante as avaliações. Resultados: Para verificar a relação entre os grupos, foi utilizado o teste Exato de Fisher considerando p<0,05. Dentre os grupos avaliados, a maior prevalência de DTM foi dos policiais que não montam a cavalo. Observou-se também que a limitação da abertura bucal máxima, não tem relação direta com a dor, neste mesmo grupo, porém no Grupo que monta a cavalo, os indivíduos que não apresentavam dor obtiveram uma maior amplitude de abertura bucal, quando comparados com os indivíduos com dor, mostrando que há uma diferença estatisticamente significante entre abertura bucal com e sem dor (p=0,001).E após a análise estatística, as idades apresentaram distribuição normal para os três tipos de DTM (Kolmogorov e Smirnov) e a variação das idades foi diferente entre os três Grupos, segundo RDC/TMD (p<0,001). Demonstrando uma ocorrência maior de DTM do Grupo III em policias de mais idade e do Grupo I nos policiais mais jovens. Conclusão: Os funcionários militares que montam diariamente da região do Grande ABC, tem uma menor prevalência de DTM quando comparados com os funcionários militares que não montam, porém o Grupo Experimental apresentou correlação da abertura bucal máxima com a dor. Foi possível concluir também que há uma maior ocorrência de DTM do Grupo III na faixa etária entre 43 e 50 anos e do Grupo I na faixa etária mais jovem (27-34 anos).

ASSUNTO(S)

transtornos da articulação temporomandibular síndrome da disfunção da articulação temporomandibular critérios de diagnóstico para pesquisa das desordens temporomandibulares-rdc/tmd montaria. outros temporomandibular joint disorders dysfuntion syndrome temporomandibular joint research diagnostic criteria for temporomandibular disorders- rdc/tmd riding.

Documentos Relacionados