A ocorrência de acidentes no trabalho e sua correlação com o erro e fatores humanos estudo de caso : Braskem - unidade de insumos básicos Bahia.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

Estatísticas e dados divulgados por instituições particulares e governamentais têm comprovado o número cada vez mais preocupante de acidentes de trabalho e de acidentes com instalações industriais, afetando diversos setores governamentais, da sociedade civil, e da iniciativa privada. No primeiro caso, os altos custos de indenizações e de recuperação de pessoas acidentadas comprometem, muitas vezes, verbas que deveriam estar sendo aplicadas em ações preventivas e de melhoria social da população. No segundo caso, acidentes que provocam lesões incapacitantes e, em alguns casos, até mesmo a morte do trabalhador, trazem danos irreversíveis a sua família. E, por último, com os acidentes, a iniciativa privada tem perdido muitos dos seus investimentos nos trabalhadores, além de sofrer danos a suas instalações e processos, às vezes causados em função de acidentes. Apesar da evolução observada na tecnologia dos componentes dos sistemas e equipamentos, onde se investe cada vez mais em sistemas confiáveis e de alta performance, capazes de minimizar e, muitas vezes, eliminar as falhas na operação de sistemas e processos, estes sistemas e equipamentos, apesar de automatizados, mantém a necessidade da interface com o homem. Neste sentido, infelizmente, não se observa o mesmo avanço nas pesquisas e ferramentas para minimizar a probabilidade de ocorrência do erro humano na operação dos sistemas e equipamentos, preservando as condições de trabalho adequadas e garantindo a observação dos valores humanos no ambiente de trabalho. Neste trabalho, avalia-se a influência dos erros e fatores humanos na ocorrência de acidentes na Braskem - Unidade de Insumos Básicos, e propõe-se uma metodologia para a avaliação do erro humano através das ferramentas de análise de risco e análise de acidentes. Consideram-se, também, os fatores humanos envolvidos durante a elaboração de projetos, a fim de que os sistemas e equipamentos projetados tornem-se mais confiáveis e seguros, diminuindo a probabilidade de acidentes com as pessoas, instalações e meio ambiente. Espera-se, com esta pesquisa, contribuir não só para os processos de evolução técnicos nesta área, como também, através desta, estar contribuindo para que trabalhadores voltem para suas casas como vieram ao trabalho, ou seja, com a sua integridade física, psicológica e emocional preservada.

ASSUNTO(S)

segurança do trabalho fatores humanos administracao human factors ergonomia confiabilidade (engenharia) reliability (engineering) work safety ergonomy

Documentos Relacionados