A midiatização da dor: estratégias comunicativas e resistência política / The mediatisation of pain: communication strategies and political resistance

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

O objetivo desta dissertação é analisar como a dor e os seus vestígios especialmente as cicatrizes e suas diversas metáforas vêm sendo midiatizados nas últimas décadas, de maneiras muito distintas entre si. De maneira geral, o que se vê nos diversos meios de comunicação (especialmente internet, TV e jornais diários) são abordagens de teor sensacionalista que exibem a dor e o sofrimento de maneira excessiva, banal, com ares de ficção, como ocorreu nas exibições em massa das cenas de guerra no Iraque, nos atentados terroristas (11 de setembro) e em assassinatos brutais nas favelas do Rio de Janeiro, entre outros. No entanto, a pesquisa chama a atenção para algumas experiências performativas, realizadas, sobretudo, a partir de 1960 em diversos países, e que se tornaram objeto de polêmica na própria mídia e em ensaios especializados no campo da arte (Elkins 1999) e da filosofia política (Scarry, 1985; Keil, 2004), uma vez que, ao invés de banalizar, optaram por testar procedimentos que partiram de performances da dor para transformar os entendimentos do poder, da arte, da vida e do corpo como um corpomídia. A pesquisa discute, portanto, algumas dessas experiências, sendo a questão fundamental os processos primários de comunicação corporal, anteriores à sistematização de um discurso. Ao contrário do que o senso comum evidencia, e a imprensa não especializada reitera, tais experiências não estão exclusivamente relacionadas a patologias e idiossincrasias de artistas sados-masoquistas. Movidas, muitas vezes, por questões de ordem política, tais ações questionam limites de naturezas diversas, sobretudo relacionados aos princípios da comunicação corporal e das ações de um corpo exposto a situações específicas (por exemplo: terrorismo, massacres e abusos de poder). Como quadro teórico, além dos autores já mencionados, a pesquisa analisa a comunicação primária do corpo e suas estratégias sensíveis (Sodré, 2006; Greiner, 2005). Como resultado esta dissertação apresenta a análise da obra da brasileira Claudia Müller, que tem discutido, através de experiências com videodança e performances, a inserção da arte em vários setores da sociedade

ASSUNTO(S)

mediabody comunicacao dança dance bodyart performance performance dor pain arte do corpo muller, claudia -- 1970- corpomídia dor na arte

Documentos Relacionados