A linha de cuidado do idoso nas redes assistenciais de Fortaleza-CE: VisÃo dos gestores / Line of Care of the Elderly in Support of Network Fortaleza-Ce: Vision of Managers.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

01/06/2009

RESUMO

IntroduÃÃo Consequente ao envelhecimento populacional, as mudanÃas no perfil sociodemogrÃfico e epidemiolÃgico constituem problema de saÃde pÃblica, ensejando a necessidade de criaÃÃo de polÃticas e prÃticas de saÃde voltadas para esta populaÃÃo. Fortaleza à uma cidade com dois milhÃes e meio de habitantes, com um percentual de 7,48% de idosos. Avaliar como a linha de cuidado do idoso ocorre nas redes assistenciais de saÃde de Fortaleza produz informaÃÃes que podem subsidiar a tomada de decisÃo por parte da gestÃo municipal. Objetivo Compreender como a linha de cuidado do idoso acontece nas cinco redes assistenciais de saÃde de Fortaleza, na percepÃÃo de gestores atuantes neste cenÃrio. Metodologia Estudo qualitativo, com abordagem descritiva, tÃcnica de grupos focais e, para organizaÃÃo dos achados, foi empregado o Discurso do Sujeito Coletivo (LEFÃVRE, LEFÃVRE, 2006). Resultados Na Rede Assistencial EstratÃgia SaÃde da FamÃlia, destacam-se as aÃÃes de promoÃÃo da saÃde e a introduÃÃo da caderneta do idoso como instrumento de trabalho. Na Rede Assistencial Especializada, foi constatada significativa demanda reprimida em razÃo da carÃncia de serviÃos especializados no cuidado com o idoso. Na Rede Assistencial Hospitalar, nÃo se observa um cuidado especÃfico para o idoso, uma vez que ele à visto como usuÃrio comum. Na Rede Assistencial de UrgÃncia e EmergÃncia, inclui-se como prioridade a remoÃÃo e, no hospital, o atendimento conforme a gravidade. Na Rede Assistencial SaÃde Mental, uma abordagem psicossocial com envolvimento da comunidade e articulaÃÃo intersetorial. ConsideraÃÃes finais Entre os principais achados deste estudo, tem-se que a linha de cuidado do idoso na cidade de Fortaleza ainda à frÃgil, onde alguns fios se desalinham, ou se rompem, comprometendo a continuidade do cuidado. Ante o estado de transiÃÃo demogrÃfica e o perfil demogrÃfico e epidemiolÃgico atual, observa-se a necessidade de melhor integraÃÃo das redes assistenciais, ancoradas na Rede Assistencial da EstratÃgia SaÃde da FamÃlia, bem como a estruturaÃÃo de novos serviÃos especializados, objetivando melhorar a assistÃncia da populaÃÃo idosa de Fortaleza.

ASSUNTO(S)

saude publica serviÃos de saÃde para idosos assistÃncia à saÃde idoso atenÃÃo primÃria à saÃde health services for the aged delivery of health care aged primary health care

Documentos Relacionados