A inter-relação da arte, design e marca: Tarsila, a artista e o perfume

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DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

A dissertação propõe um estudo e uma reflexão sobre a inter-relação entre a arte, o design de produtos e as marcas comerciais da atual Indústria Cultural. Como objeto de pesquisa, é considerada a dimensão sígnica da obra Manacá/1927, da pintora Tarsila do Amaral, aplicada a marcas de produtos de uma empresa no setor de cosméticos e perfumaria do mercado brasileiro (O Boticário). Entende-se que em todos os tempos, grupos humanos sempre usaram modos de expressão, de manifestação de sentido e de comunicação social e outras formas de linguagem. Destarte, a estrutura desta dissertação está baseada numa visão semiótica e da construção de uma marca comercial, através da utilização de fontes artísticas como elementos simbólicos que agregam e ampliam o seu valor. Pois, fortes símbolos conferem maior unidade e estrutura a uma identidade de marca, tornando-a mais fácil e rápida de ser reconhecida e lembrada. Grande parte das indústrias brasileiras, nos mais distintos setores, ainda não possui uma tradição na utilização de um design fundamentado em elementos tipicamente nacionais, resultando, assim, na reprodução de conceitos desenvolvidos por outros países. Contudo, recentemente alguns segmentos já vêem utilizando recursos e dados nacionais na conceituação, criação e desenvolvimento de produtos de consumo. Deste modo, a partir do trânsito entre arte X design para o design X arte, abrangendo o processo de decodificação da obra, pode-se aproximar um pouco mais o público da cultura artística e solidificar o design nacional com investimentos na criação e produção de produtos, conforme demonstrado neste trabalho.

ASSUNTO(S)

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