A guitarra elétrica na música popular brasileira : os estilos dos músicos José Menezes e Olmir Stocker / The electric guitar in brazilian popular music : The styles of the musicians José Menezes and Olmir Stocker
AUTOR(ES)
Eduardo de Lima Visconti
DATA DE PUBLICAÇÃO
2010
RESUMO
O tema desta tese é a inserção da guitarra elétrica na música popular brasileira, processo que se deu de forma gradativa a partir de meados do século XX. Através do estudo dos estilos de José Meneses e Olmir Stocker, dois músicos que se dedicaram a esse instrumento, procuro compreender o modo pelo qual a guitarra elétrica não apenas foi introduzida, mas se adequou ao repertório da nossa música popular. Identificada como instrumento dotado de dispositivos artificiais (captadores eletrônicos) e portadora de uma carga de significados associados ao jazz e à música pop anglo-americana, a guitarra foi objeto de veneração e rejeição por parte de críticos e músicos. Ao mesmo tempo em que fora repudiada por uns como símbolo de "estrangeirismo" ou até mesmo do imperialismo cultural sobre a nação brasileira, era reconhecida por outros como elemento de sofisticação e de modernidade musical. Apoiado em análises de composições e gravações de José Meneses e Olmir Stocker, procurei demonstrar que os estilos desses músicos expressam, de certa forma, uma gama de conflitos simbólicos que permearam o meio musical ao longo de décadas, balizados pelas oposições entre nacional x internacional, erudito x popular, comercial x não comercial, tradicional x moderno. Além disso, foi possível verificar que, enquanto José Meneses - músico que iniciou sua carreira ainda nos anos de 1940 - pode ser reconhecido como um instrumentista que faz a transição do violão para a guitarra elétrica, Olmir Stocker faz parte de uma geração que consolidou o instrumento na nossa música popular, construindo um estilo que se amolda a um amplo leque de ritmos e gêneros populares regionais
ASSUNTO(S)
guitarra elétrica violão identidade nacional brasilidade música popular música - analise apreciação menezes josé stocker olmir eletric guitar guitar popular music national identity brazilianness music
ACESSO AO ARTIGO
http://libdigi.unicamp.br/document/?code=000778220Documentos Relacionados
- A guitarra elétrica no choro: uma análise de Odeon de Ernesto Nazareth na gravação de Olmir Stocker (Alemão)
- Helio Delmiro s stylistic concepts applied to the guitar as played in the context of brazilian contemporany instrumental music
- Musical Narrative: Performance and Experience in Brazilian Instrumental Popular Music
- Discursos identitarios em torno da musica popular brasileira
- Orientação encoberta da atenção visual em não-músicos e músicos com estudo formal em música