A GALERA DA CATEDRAL: representações de um estilo de vida underground e lógicas de apropriação do espaço urbano. / A CATHEDRAL OF FOLKS: representations of an underground lifestyle, and logical appropriation of urban space.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

30/09/2011

RESUMO

O objetivo da presente Dissertação de Mestrado é entender como ocorre o processo de legitimação do estilo de vida underground, considerado neste trabalho como um, entre os variados estilos de vida desviante da cidade de Aracaju - SE. A concepção de desvio usada é de outsiders de Becker, ou seja, são vistos como desviantes aqueles indivíduos que são assim rotulados. Referem-se aos que não seguem regras estabelecidas, contrariando aqueles que possuem o poder de classificar. O grupo estudado é dos frequentadores noturnos das escadarias da Catedral Metropolitana de Aracaju. É um grupo heterogêneo, que utiliza esse espaço como estratégia de reconhecimento e demarcação de um estilo de vida underground. As escadarias serviram deste modo, como ponto de partida para o trabalho, por representarem para o grupo, o espaço de maior significação. Contudo, a pesquisa de campo não se limitou a este, uma vez que constitui uma marca identitária dos frequentadores, o nomadismo noturno pelo Centro da cidade. A estratégia metodológica usada para o desenvolvimento do trabalho foi o acompanhamento das vivências cotidianas do grupo, através da observação participante. A dissertação está estruturada em três capítulos. O primeiro, intitulado, Os Undergrounds e a Praça Olímpio Campos: reflexões iniciais sobre o desvio e apropriação do espaço em Aracaju, tem como objetivo contextualizar a pesquisa, analisar os critérios ativados na legitimação do estilo de vida underground e entender o processo de escolha do Centro da cidade, como lócus das ações do grupo. O segundo capítulo, Práticas Undergrounds na Praça da Catedral, apresenta o grupo de undergrounds estudado, suas lógicas de apropriação e uso do referido espaço. O terceiro capítulo, Galera da Catedral: Trajetos e Lógicas de Identificação e ocupação noturna do espaço urbano, enfatiza duas das principais características do grupo, o nomadismo e suas opções de sociabilidade e lazer, que acabam dando forma ao que foi chamado de circuito underground de lazer e sociabilidade.

ASSUNTO(S)

estilos de vida underground desvio apropriação dos espaços ciencias sociais aplicadas deviance underground‟ s life style space‟ s appropriation

Documentos Relacionados