A evolução dos possíveis e a construção do conhecimento lógico-matemático via jogo de regras em alunos com dificuldades de aprendizagem
AUTOR(ES)
Deise Nivea Reisdoefer
DATA DE PUBLICAÇÃO
2006
RESUMO
Esta pesquisa teve por objeto de estudo a evolução dos possíveis e a construção do conhecimento lógico-matemático via jogo de regras em alunos de 5 e 6 séries. As questões orientadoras foram: Encontram dificuldade de aprendizagem em Matemática? Dominam as quatro operações fundamentais? O jogo de regras favorece a evolução dos possíveis e a construção do conhecimento lógico-matemático? Teve como referencial teórico obras de Piaget (1972a, 1972b, 1973, 1977, 1985, 1996, 1998), Grando (1995, 2000), Macedo (1992, 1997, 2005a, 2005b), Brenelli (1996), Piantavini (1999) e Ciasca (1994, 2003). O objetivo geral foi demonstrar que o jogo de regras contribui para a evolução dos possíveis e construção do conhecimento lógico-matemático. Especificamente: identificar o nível operatório, de possíveis e de conhecimento matemático dos sujeitos da pesquisa; proceder a intervenção educativa mediada por jogos de regras; demonstrar o processo de construção do conhecimento lógico-matemático e a evolução dos possíveis. Utilizou-se como metodologia o estudo de caso com enfoque no método clínico piagetiano. Participaram da pesquisa sete meninos com idade de 12 anos, alunos de 5 e 6 séries de uma escola pública inserida em uma Instituição Abrigo. Os procedimentos de coletas de dados constituíram-se de: registro em diário de campo, filmagem, observação e intervenção educativa com os jogos de regras Detetive Matemático (REISDOEFER, 1999) e Contig 60 (REGATO, 1980, 1986). A análise e discussão dos indicadores fundamentaram-se na teoria epistemológica piagetiana. Os resultados evidenciaram: que os alunos tinham dificuldade com as quatro operações fundamentais, principalmente a divisão; caracterizaram-se por diferentes níveis operatórios e de possíveis; os jogos de regras detetive Matemático e Contig 60 se mostraram eficazes para a aprendizagem de Matemática; destacou-se o interesse pelo lúdico, as antecipações de jogadas, a interação social, a evolução da aprendizagem das quatro operações fundamentais e o surgimento de novos possíveis e novas regras. Conclui-se que o uso do jogo de regras: favoreceu o processo de evolução dos possíveis e a construção do conhecimento lógico-matemático; transcendeu a representação do jogo como recurso para motivação e fixação de conteúdos; propiciou a ação, integração, reflexão e superação de dificuldades de aprendizagem, contribuindo para a inclusão social. Palavras-chave: ensino-aprendizagem, jogos, Piaget, conhecimento lógico-matemático, nível de possíveis.
ASSUNTO(S)
teaching-learning nível de possíveis piaget jogos educacao conhecimento lógico-matemático level piaget logical-mathematical knowledge games ensino-aprendizagem
ACESSO AO ARTIGO
http://www.bicen-tede.uepg.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=31Documentos Relacionados
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