A educação estética dos trabalhadores nas páginas do jornal Il Grido del Popolo (Piemonte, Itália, 1892-1905).

AUTOR(ES)
FONTE

Educ. rev.

DATA DE PUBLICAÇÃO

02/05/2019

RESUMO

RESUMO O artigo foca nas diferentes iniciativas para a educação estética dos trabalhadores do Piemonte entre o final do séc. XIX e os primeiros anos do séc. XX, tendo como fonte privilegiada a série do semanário Il Grido del Popolo, de orientação socialista, publicado pelos trabalhadores tipógrafos daquela região da Itália. No ideário ali expresso a educação estética era um dos fundamentos da “reforma moral e intelectual” dos trabalhadores no tocante às desejadas atividades escolares, mas sobretudo, em relação a um amplo conjunto de possibilidades de educação social, tais como o teatro, a literatura, as universidades populares, a música entre outras. A máxima da elevação moral e intelectual considerava a educação estética desde o conhecimento das obras de grandes nomes da literatura, da música e das artes em geral, até o estímulo à produção artística dos trabalhadores. Naquele âmbito de preocupações o acesso à e a produção cultural não eram apenas uma forma de luta política, mas o reconhecimento que a cultura é patrimônio comum, portanto um direito de todos, contrariando a premissa que a cultura seria prerrogativa das classes dominantes, corrente no período.ABSTRACT The focus of the article are the different perspectives for the aesthetic education of the Piemonte’s workers between the end of the 19th Century and the beginning of 20th Century. The privileged source was part of the series of the weekly socialist Il Grido del Popolo, published by typographers these Italian region. In the ideary there expressed, aesthetic education was one of the fundamentals of the “moral and intellectual reform” of workers. This activities in relation to claimed school dimension, but mainly in broad set of social education possibilities, such as theater, literature, popular university, music among others cultural practices. The maxima of moral and intellectual elevation considered the aesthetic education since the masterpiece knowledge of great authors of music, literature, theater, but also stimulated to artistic production of the workers. In that scope of concern the access to culture and cultural production were not only a politics fight, but recognizing culture as common heritage, therefore everybody’s right, contradicting the common sense that considered culture and the art would be a prerogative of dominators classes in the period.

Documentos Relacionados