A construção do sentido no gênero canção: Cazuza - uma voz singular no meio plural

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Esta pesquisa tem como objeto de estudo averiguar a construção do sentido do erotismo na canção de Cazuza, especificamente, pela voz do sujeito enunciador. A escassez de trabalhos sobre a obra desse artista dentro de um contexto lingüístico é o que torna esta pesquisa pioneira no campo musical brasileiro. O corpus se compõe de dez canções que marcam, numa ordem cronológica, todo o trabalho de Cazuza. O repertório selecionado traduz o tom singular do erotismo revelado pelo poeta que se destaca no cenário da época. O objetivo primeiro é desenvolver uma análise lingüístico-discursiva sobre as formas de construção do sentido do erotismo, pelo sujeito, nas canções para, então, desmembrarmos os seguintes fins: identificar a importância do sujeito no processo dialógico da linguagem; reconhecer a relevância das vozes na construção do sentido do erotismo e apreender a interferência ideológica nas canções selecionadas. O eixo teórico fundamenta-se no sócio-interacionismo de Bakhtin (1997) que trabalha com o sujeito dialógico dentro de uma perspectiva social, na qual se pontuam as vozes que dizem nos discursos proferidos pelos sujeitos. Em face à análise, os valores familiares e pessoais, intrínsecos no homem e na sociedade são revelados como uma verdade dos seres. A conclusão aponta um novo direcionamento de análise lingüística a partir do gênero canção como também revela o papel do sujeito no momento em que o erotismo é enunciado nos discursos.

ASSUNTO(S)

linguistica ideology subject eroticism dialogismo dialogism erotismo sujeito ideologia

Documentos Relacionados