A construção do processo de autonomia na relação entre professor e estudante / The construction of autonomy in relationship between professor and student.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2011

RESUMO

Neste estudo, de caráter qualitativo e exploratório, objetivou-se investigar as características pedagógicas que propiciam a construção do processo de autonomia na relação entre professor e estudante, nos cursos de graduação em Educação Física - licenciatura. Especificamente buscou-se identificar as concepções de autonomia na relação entre professor e estudante no processo educativo; identificar as principais características e condutas que favorecem uma relação de autonomia entre professor e estudante; e identificar o perfil do professor que estimula o desenvolvimento da autonomia na relação com o estudante. Para tanto, utilizou-se como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada e foram selecionados vinte e quatro participantes, dentre estes oito professores e dezesseis estudantes de um curso de graduação em Educação Física licenciatura, de uma Universidade em Brasília. De uma forma geral, as contribuições apresentadas pelos professores e estudantes participantes desta pesquisa associam à concepção de autonomia as perspectivas de estabelecimento de troca, de expressão de pensamentos próprios, de escolhas e decisões, de abertura, de união de experiências, de liberdade e de busca. Considera-se como características da relação de autonomia entre professor e estudante a aceitação, a troca, a abertura, a participação, a responsabilidade, a humanização da compreensão, a capacidade de busca, e a liberdade e o respeito. Quanto ao perfil do professor que estimula a autonomia emergem a proximidade em relação ao estudante, a abertura, a capacidade de inovar e renovar o conhecimento e de ser amigo. As condutas relatadas referem-se ao ensino aberto, às dinâmicas de estímulo à pesquisa, à escuta, ao diálogo, à participação, ao renovar-se, ao respeito às diferenças individuais e à superação dos limites estruturais de ensino. Referentes às contribuições do diálogo para a relação de autonomia, emergem a percepção das próprias limitações e das do outro, a capacidade de emitir opiniões e de ouvir, a renovação de conceitos, o estabelecimento de amizade e companheirismo entre professor e estudante, a liberdade de aprendizado e de conhecimento, a discussão de contextos e de possibilidades, a busca de norteamento de caminhos e a equiparação de posicionamentos na relação entre professor e estudante. Quanto às contribuições da renovação/reconstrução do conhecimento para o professor adquirir autonomia emerge, principalmente, tirar o estudante da mesmice, a autoprodução de conhecimento e a mudança de concepções.

ASSUNTO(S)

conduta educação relação professor aluno educacao autonomy relationship between professor and student physical education autonomia profissional

Documentos Relacionados