A construção do conhecimento no jogo e sobre o jogo: ensino-aprendizagem de LE e formação reflexiva / The construction of knowledge in games and about games: EFL teaching-learning and reflective practice
AUTOR(ES)
Paula Tatianne Carréra Szundy
DATA DE PUBLICAÇÃO
2005
RESUMO
Com o intuito de realizar uma discussão profunda sobre o uso de jogos como instrumento de ensino-aprendizagem na sala de aula de LE, a presente pesquisa é orientada por dois objetivos centrais: investigar o desenvolvimento dos jogos de linguagem e o papel por eles exercido no processo de construção do conhecimento da habilidade oral em três estágios da aprendizagem de uma LE; promover a reflexão dos professores-participantes sobre o papel desempenhado pelo jogo nas suas práticas em sala de aula. Os dados foram coletados em uma escola de línguas em uma cidade do interior do estado de São Paulo. Participaram da coleta dois professores, cerca de vinte e oito alunos e a pesquisadora. O corpus de análise é composto por sete jogos gravados em vídeo, questionários escritos respondidos pelos alunos após a filmagem de cada jogo e quatro sessões reflexivas dialogais gravadas em áudio entre os professores-participantes e a pesquisadora. A discussão sobre o uso de jogos na sala de aula de LE é fundamentada pelos pressupostos de Vygotsky (1930), Leontiev (1934), Elkonin (1978), Huizinga (1944), Caillois (1955), Wittgenstein (1953), Bruner (1975), Rojo (1999, 2001), Dolz e Schneuwly (1996), entre outros. No que se refere ao processo reflexivo desencadeado no diálogo entre os professores e a pesquisadora, buscamos fundamentos principalmente nas concepções de Bakhtin (1929, 1953, 1975), Coulter (1999), Fullan (1996), Freire (1970, 1992), Brookfield (1987, 1995) e Brookfield e Preskill (1999). Em relação ao primeiro objetivo da pesquisa, a análise do processo de construção do conhecimento nos jogos revela que, quanto menor o grau de formatação do jogo de linguagem, maior a complexidade dos gêneros do discurso que circulam na interação e, em conseqüência, das capacidades de linguagem socioconstruídas. Quanto ao segundo foco de interesse da pesquisa, observamos que o diálogo entre professores-participantes e pesquisadora é marcado pelo embate entre as ideologias constuituídas ao longo da experiência cotidiana dos professores e as ideologias cristalizadas presentes nos textos sugeridos para leitura e revozeadas pela pesquisadora nas suas tentativas de relacionar teoria e prática. Pretendemos, com a presente pesquisa, contribuir para as áreas de ensino-aprendizagem de LE e de formação de educadores
ASSUNTO(S)
linguistica aplicada formação reflexiva language game construction of knowledge prática de ensino linguagem e línguas - estudo e ensino reflective practice jogo de linguagem construção do conhecimento game formação de educadores jogos
ACESSO AO ARTIGO
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