A arte de (sobre)viver coletivamente: estudando a identidade do Grupo Galpão
AUTOR(ES)
Souza, Mariana Mayumi Pereira de, Carrieri, Alexandre de Pádua
FONTE
Rev. Adm. (São Paulo)
DATA DE PUBLICAÇÃO
2013-03
RESUMO
O objetivo neste artigo foi analisar o processo de construção da identidade coletiva do Grupo Galpão, um grupo de atores de teatro fundado em 1982 e sediado em Belo Horizonte. O tema da identidade foi abordado em relação ao contexto da indústria cultural. Para o estudo da identidade, partiu-se do nível individual para entender significados coletivamente partilhados, notadamente em relação aos objetivos e à estrutura do grupo. Sendo a identidade individual construída a partir das práticas discursivas e sendo essas últimas sempre relacionadas a estruturas sociolinguísticas e aos gêneros discursivos, a identidade individual é revelada em determinado contexto e em relação a outras identidades, individuais e coletivas. Entende-se, na pesquisa aqui apresentada, que os espaços de interação delimitados pelas identidades coletivas fornecem limites para a expressão das identidades individuais. Entretanto, ocasionalmente, o indivíduo lograria transformar-se e transformar ativamente os espaços que lhe impõem relações de dominação. Para penetrar na realidade cotidiana do Grupo Galpão, foram realizadas observações e entrevistas em profundidade, as quais foram tratadas pela análise do discurso. Ao final da pesquisa, foram evidenciados aspectos identitários do Grupo Galpão que comprovam a estabilidade do grupo, mas que revelam tensões entre a racionalidade do mercado de bens culturais e a racionalidade intrínseca à produção artística autêntica.
ASSUNTO(S)
identidade prática discursiva identidade coletiva grupo de teatro
Documentos Relacionados
- Cuidando do recém-nascido em UTIN: convivendo com a fragilidade do viver/sobreviver à luz da complexidade
- ORGANIZING: COMPREENDENDO INTERAÇÕES E PRÁTICAS DO GRUPO GALPÃO
- Ética: a aprendizagem da arte de viver
- A POTÊNCIA DE VIVER: DELEUZE E A ARTE
- Racionalidades no fazer artístico: estudando a perspectiva de um grupo de teatro