Arthur Danto
Mostrando 1-12 de 17 artigos, teses e dissertações.
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1. ARTHUR DANTO E A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA
RESUMO O artigo, em um primeiro momento, reconstrói a separação realizada por Arthur Danto entre Estética e Filosofia da Arte. Essa separação se encontra no fundamento da ontologia dantiana e distancia sua tentativa de definir arte dos argumentos da tradição estética sobre a beleza e o gosto. A partir dessa reconstrução, dou um segundo passo e ana
Kriterion. Publicado em: 2018-01
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2. ARTHUR DANTO E O PROBLEMA DA INTERPRETAÇÃO DE OBRAS DE ARTE
RESUMO A definição de arte desenvolvida por Arthur Danto pressupõe que algo é uma obra de arte por ser o correlato de uma interpretação, inscrita em uma rede de significações históricas, teóricas e sociais, que lhe atribui o estatuto de obra de arte. Trata-se de uma definição essencialista que, no entanto, não se funda em algo que é percebido n
Kriterion. Publicado em: 2018-01
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3. O ciborgue entre a bio-arte e a arte disturbatória
Resumo: A presença do ciborgue na contemporaneidade, como entendido pela bióloga e filósofa Donna Haraway em Antropologia do Ciborgue (2009), traz consigo um conjunto de signos que compõem nosso mundo. Dentre esses signos estão às operações transgênicas que o antropólogo e poeta Luís Quintais critica na obra Uma arte do degelo (2015) por meio do e
Ilha Desterro. Publicado em: 2017-08
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4. O mundo e os mundos da arte de Arthur C. Danto: uma teoria filosófica em dois tempos.
O artigo apresenta duas versões temporalmente afastadas da noção de "mundo da arte" formuladas pelo filósofo Arthur C. Danto (1924-2013). A primeira, apresentada no clássico artigo de 1964 "The artworld", em resposta a seu círculo filosófico mais próximo, e diante da aparente radicalidade dos exemplares exibidos como obras de arte naquele período; e
ARS (São Paulo). Publicado em: 2014-06
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5. Greenberg, Danto e O Fim da Arte
Este estudo discute a questão do fim da arte com base nas reflexões críticas de Clement Greenberg e na posterior apropriação dessas reflexões por Arthur Danto. Em primeiro lugar, pretendo mostrar como a visão negativa de Greenberg acerca da arte produzida a partir dos anos 1960 implica o tema do fim da arte. Em segundo, pretendo expor a tarefa assumid
Kriterion. Publicado em: 2014-06
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6. De volta ao mundo da arte: releitura das Caixas Brillo de Warhol à luz de uma história da gravura
A História da Arte tradicional muitas vezes passa ao largo do papel fundamental da gravura na divulgação e distribuição de obras de arte, graças a suas possibilidades quase infinitas de reprodução. Por causa disso, corre-se o risco de perder de vista determinados sentidos que podem ser encontrados em obras contemporâneas. Tratamos aqui das Caixas Br
ARS (São Paulo). Publicado em: 2012
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7. A filosofia da arte de Arthur Danto: um estudo a partir de Deleuze e Guattari / The philosophy of art of Arthur Danto: a study from Deleuze and Guattari
O objetivo principal deste trabalho será investigar algumas das teses de Arthur Danto, que reconhece nas práticas artísticas contemporâneas um ponto de inflexão a partir do qual um novo paradigma artístico, ainda hoje em plena vigência, teria se imposto. Abordaremos a obra de Danto a partir do ponto de vista de Gilles Deleuze e Felix Guattari, que em
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/02/2011
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8. A plausibilidade da pós-história no sentido estético
A ideia do "fim da história", subentendida no capítulo final da Fenomenologia do espírito, serviu de base para o início de uma discussão, feita a partir das posições assumidas por Alexandre Kojève nos seus cursos sobre Hegel em Paris, na década de 1930, e em sua publicação no final dos anos 1940 (com reedição em 1968), voltou à baila com o arti
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2011
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9. Atelier Subterrânea : uma abordagem sobre estratégias artísticas coletivas no meio artístico de Porto Alegre
Este trabalho, que tem como foco o Atelier Subterrânea, analisa a forma de atuação deste centro artístico e investiga as suas diversas estratégias em busca de um diferencial para definir o seu território no mapa das artes da cidade de Porto Alegre. Um dos meios de validar a pesquisa cientificamente será apresentando diversas entrevistas e depoimentos
Publicado em: 2010
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10. Psicose apropriado: deslocamento e transformações de uma imagem no cinema pelo video
Nesta dissertação, investigamos as apropriações do cinema pelo vídeo a partir das obras: 24 Hours Psycho (1993), de Douglas Gordon, Schizo Uncopyrighted (2004), de Diego Lama e Psycho(s): A Live Remix (2006), de IP Yuk-Yiu. Em todos esses três vídeos, é reconhecível uma mesma imagem, tomada como referência em suas apropriações: a imagem do filme
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/06/2009
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11. O pluralismo pós-utópico da arte
Em meados dos anos 1980, alguns autores, entre eles Arthur Danto, defenderam ideias que convergiam para a proclamação do fim da arte. Esse período histórico coincidia com a explosão dos estilos pós-modernos nas artes e com os debates filosóficos e culturais da pós-modernidade. Por "fim da arte" os autores pretendiam sinalizar que, nos anos 1960, uma
ARS (São Paulo). Publicado em: 2009
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12. Marcel Duchamp e o fim do gosto: uma defesa da arte contemporânea
ARS (São Paulo). Publicado em: 2008-12