Arte Militar
Mostrando 1-12 de 52 artigos, teses e dissertações.
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1. Exhibicionismos y borramientos en prácticas artísticas brasileñas de comienzos de los 80
Resumo Este artigo se propõe a refletir sobre as maneiras pelas quais, em uma série de escritos, intervenções urbanas, performances e um livro-objeto produzidos no Brasil entre 1979 e 1982, os corpos adquirem novas figurações e reaparecem no espaço público, antes proibido pela ditadura militar. Em particular, são analisadas prosas de João Gilberto
Alea: Estudos Neolatinos. Publicado em: 2022
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2. As propostas experimentais e políticas de Paulo Herkenhoff
RESUMO Este texto reflete sobre algumas propostas experimentais produzidas nos anos 1970 e início de 1980 pelo artista Paulo Herkenhoff (1949), que recorreu aos jornais para criar ações efêmeras e performáticas, de conotação sociopolítica, em que recodifica imagens fotográficas e manchetes encontradas nesses periódicos por meio de interferências s
ARS (São Paulo). Publicado em: 2022
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3. O legado modernista: recepção e desdobramentos nas décadas de 1960 e 1970
RESUMO Ao longo dos últimos 100 anos, o ideário modernista foi objeto de numerosas releituras, atualizações e revisões críticas. A partir de meados do século XX, artistas de diversos campos - literatura, teatro, cinema, artes visuais e canção popular, entre outros - tomaram as vanguardas da década de 1920 como matrizes de invenção e pensamento, q
Estudos Avançados. Publicado em: 2022
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4. Tristes alegrias? A “alegria de 22” e a “alegria de 70” como experiências históricas modernistas
RESUMO Trata-se de um estudo sobre o tema da alegria presente nas manifestações culturais dos anos 1970, especialmente a poesia marginal que se comparava à fase que ficou conhecida como a geração de 22, por conta da Semana de Arte Moderna. O ponto central reside em uma discussão sobre o par alegria/tristeza como parte da construção da nação em dois
Revista Brasileira de História. Publicado em: 2022
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5. UMA NOVA LEITURA DA VIDA DE CHARLES BAUDELAIRE: UMA RECEPÇÃO BIOGRÁFICA A PARTIR DA TRADUÇÃO DE SUA CORRESPONDÊNCIA
Resumo O objetivo desse artigo é o propor uma outra leitura da vida do poeta Charles Baudelaire. De fato, a imagem do poeta das Flores do mal parece petrificada num discurso quase uníssono, presente em numerosas notas biográficas de traduções de grande circulação no Brasil, que faz eco ao ensaio de Ivan Junqueira, “A arte de Baudelaire” (1985). El
Cad. Trad.. Publicado em: 09/05/2019
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6. O modelo ocidental de guerra revisitado: méritos e problemas de uma teoria militar
Resumo: Este artigo tem por objetivo criticar a teoria do modelo ocidental de guerra, proposta por Hanson, a partir do que a historiografia tem identificado como seus principais problemas: a alegada continuidade da arte da guerra ocidental através dos séculos, começando com os gregos antigos; e o chamado “contraste asiático”, com alguns dos seus desd
Rev. Archai. Publicado em: 02/05/2019
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7. A relação entre crítica e produção na formação de um pensamento contemporâneo de arte no Brasil na década de 1970
Nos anos setenta, artistas e críticos do Rio de Janeiro e em São Paulo estabelecem singular colaboração, por meio de formação de grupos e parcerias que, como frentes de ação, propõem intervenções estratégicas no circuito de artes. Tais intervenções ocorreram simultaneamente a diagnósticos sobre impasses para viabilização da emergente produç
ARS (São Paulo). Publicado em: 2017-06
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8. Marcel Duchamp – Notas da Caixa de 1914
Nos anos 1970, artistas e críticos do Rio de Janeiro e em São Paulo estabelecem singular colaboração, por meio de formação de grupos e parcerias que, como frentes de ação, propõem intervenções estratégicas no circuito de artes. Tais intervenções ocorreram simultaneamente a diagnósticos sobre impasses para viabilização da emergente produção
ARS (São Paulo). Publicado em: 2017-06
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9. Memória dos desaparecidos: algumas estratégias visuais
RESUMO A política de desaparecimentos forçados, implementada pela Junta Militar que governou a Argentina entre 1976 e 1983, tinha como corolário a negação da existência do desaparecido, denominado “não entidade” pelo presidente Jorge Rafael Videla numa coletiva de imprensa, em dezembro de 1979. Essa política de apagamento da existência dos desap
An. mus. paul.. Publicado em: 2017-04
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10. Teatro, liberdade e repressão nos Festivais de Inverno de Ouro Preto, 1967-1979
Resumo O Festival de Inverno de Ouro Preto, criado em 1967, foi uma das maiores promoções culturais do país na década de 1970. O evento oferecia uma diversidade de atividades, como cursos, concertos, exposições de arte e espetáculos teatrais, atraindo milhares de pessoas à cidade histórica. Em plena ditadura militar, era visto como espaço de liberd
Varia hist.. Publicado em: 2016-08
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11. As artes visuais, as universidades e o regime militar brasileiro: o caso do Núcleo de Arte Contemporânea da Universidade Federal da Paraíba (1978-1985).
RESUMO O artigo propõe uma reflexão em torno da complexa relação que foi estabelecida entre o campo das artes visuais, as universidades federais e o regime militar brasileiro no período de 1975 a 1985. Tomando como ponto de partida o processo que culminou com a criação do Núcleo de Arte Contemporânea da Universidade Federal da Paraíba (1979), a aut
ARS (São Paulo). Publicado em: 2016-06
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12. Uma pátria obscura: o que resta da anistia
RESUMO Este artigo examina as relações entre a arte brasileira contemporânea e os acontecimentos de 2013 a 2015 no país, quando uma parte da população começou a protestar nas ruas. O pacto da anistia que estabelecia uma conciliação entre dois grupos - os defensores da ditadura cívico-militar e os da democracia - conseguiu implantar um tipo de amnes
ARS (São Paulo). Publicado em: 2016-06