Exhibicionismos y borramientos en prácticas artísticas brasileñas de comienzos de los 80
AUTOR(ES)
Cóccaro, Victoria
FONTE
Alea: Estudos Neolatinos
DATA DE PUBLICAÇÃO
2022
RESUMO
Resumo Este artigo se propõe a refletir sobre as maneiras pelas quais, em uma série de escritos, intervenções urbanas, performances e um livro-objeto produzidos no Brasil entre 1979 e 1982, os corpos adquirem novas figurações e reaparecem no espaço público, antes proibido pela ditadura militar. Em particular, são analisadas prosas de João Gilberto Noll, intervenções urbanas do coletivo 3nós3, performances do Movimento Arte Pornô e um livro experimental de Hudinilson Urbano Jr. Partimos da hipótese de que no contexto de retornos democráticos essas práticas artísticas são atravessadas por duas forças em tensão, borrões e exibicionismos, por meio das quais os corpos ensaiam novos modos de visibilidade, de figuração, respondem à repressão e à violência, praticam heranças alternativas e novas formas de resistência: novas relações entre arte e política.
Documentos Relacionados
- Vulnerabilidades, movilidades y corporalidades en jóvenes que realizan prácticas artísticas y deportivas en barrios populares de Buenos Aires
- Una poética del nombre: los "comienzos" de María Moreno hacia mediados de los años 80 en el contexto cultural argentino
- Tránsitos: circulación de brasileñas en el ámbito de la transnacionalización de los mercados sexual y matrimonial
- Producción artesanal indígena: saberes y prácticas de los Qom en la ciudad de Rosario
- Los circuitos del agua y la higiene urbana en la ciudad de Cartagena a comienzos del siglo XX