Arte Loucura
Mostrando 13-24 de 60 artigos, teses e dissertações.
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13. Recepção estética de apresentações teatrais com atores com história de sofrimento psíquico
Esta pesquisa foi realizada com público de grupos teatrais que possuem, em seu elenco, atores com histórico de sofrimento psíquico, visando investigar, a partir do estudo da recepção estética dessas obras, o que o encontro entre arte, loucura e sociedade produz. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com públicos de três espetáculos teatrais,
Interface (Botucatu). Publicado em: 30/04/2014
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14. A loucura em Foucault: arte e loucura, loucura e desrazão
Expõe as ideias contidas em escritos de Michel Foucault, Peter Pál Pelbart e Gilles Deleuze sobre a loucura e sua interface com a arte visando explorar os questionamentos desses autores sobre a relação entre arte e loucura. Parte da ideia de que a loucura não diz a verdade da arte, e vice-versa, mas que existem conexões entre ambas que devem ser aborda
Hist. cienc. saude-Manguinhos. Publicado em: 2013-12
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15. O “Mês das Crianças e dos Loucos”: um olhar sobre a exposição paulista de 1933.
O “Mês das Crianças e dos Loucos” foi uma exposição organizada por Flávio de Carvalho e Osório Cesar em 1933, em São Paulo, no Clube dos Artistas Modernos (CAM), associada a conferências das quais participaram artistas, médicos, intelectuais e educadores. Este estudo documental buscou desenhar a estrutura do evento e seu impacto cultural: como f
ARS (São Paulo). Publicado em: 2013-12
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16. Arte, loucura e cidade: a invenção de novos possíveis
O presente trabalho intenta discutir as possibilidades trazidas pela arte no contexto da desinstitucionalização da loucura. Propõe-se que tal dispositivo pode ir além de um uso meramente instrumental e disciplinador, criando novos regimes de visibilidade e de sociabilidade no cotidiano urbano. Nesse sentido, apresentamos algumas imagens que nos ajudam a
Psicol. Soc.. Publicado em: 2013
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17. Art and life: clinical settings and aesthetics of existence / Arte e vida: ambientações clínicas e estéticas da existência
A escrita desta dissertação foi agenciada privilegiando o encontro circunstancial entre campos teóricos distintos, na tentativa de articular a teoria e os conceitos à dimensão do acontecimento, da experiência. Para tanto, o trabalho apostou na aproximação ou na fusão entre arte e vida, em que proposições dadaístas e surrealistas foram contribuiç
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/10/2012
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18. Filosofia e desrazão : poder, resistência e estética na história da loucura de Michel Foucault
O trabalho aqui realizado apresenta uma possibilidade de releitura da História da loucura a partir da reintegração do primeiro prefácio escrito ao livro e sua problemática. Interroga a História da loucura sobre uma possível filosofia da experiência, uma ontologia, e ainda, uma estética, pouco ou precariamente explicitadas no livro. Na vizinhança do
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/08/2012
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19. Moderna República velha: um outro ano de 1922
O objetivo deste artigo é analisar diferentes recepções da jovem República, sobretudo em seus primeiros anos. Afinal, a tradição se inscrevia em meio à modernidade, e o novo se confundia com o velho. E é junto a esse caldo de paradoxos e conflitos que se desenha a Semana de Arte Moderna - um sopro de vanguarda, de cosmopolitismo e certo otimismo, nes
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2012-09
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20. O antídoto do mal: crítica de arte e loucura na modernidade brasileira
Em meados da década de 1940, a psiquiatra Nise da Silveira organizou ateliês de pintura e modelagem com os pacientes do Centro Psiquiátrico Pedro II. A produção desses ateliês – hoje acervo do Museu de Imagens do Inconsciente – chamou a atenção de cientistas e intelectuais da época. O interesse suscitado pelas obras não se restringia à sua utilidade no tratamento psiquiátrico: elas também exemplificavam um novo conceito de qualidade estética e, ainda, assumiam papel central num debate político mais amplo, sobre o lugar do louco e da loucura na sociedade. É com esse pano de fundo que se desenrolam as análises do livro, dividido em três capítulos. O primeiro traça um panorama do modernismo brasileiro. O segundo aborda as influências teóricas contidas na noção de “arte virgem”, do crítico de arte Mário Pedrosa. E, por fim, o terceiro faz uma análise comparativa da categoria de “arte virgem” com a de “arte bruta”, do intelectual francês Jean Dubuffet, salientando as especificidades da experiência brasileira. O autor se detém a uma problemática histórica, estudando um período marcado tanto pela ebulição da “arte informal” quanto pelo questionamento das práticas psiquiátricas, de onde resultou o reconhecimento da “arte de loucos”. A partir daí arte e loucura combinaram-se de tal forma que, hoje, quase ninguém duvida do potencial dessa união. “Este é um livro para artistas e críticos de arte e para profissionais que lidam com a loucura e a arte”, recomenda o editor da coleção.
Autor(es): Dionisio, Gustavo Henrique
Editora FIOCRUZ. Publicado em: 2012
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21. Prefácio
Parte do livro:O antídoto do mal: crítica de arte e loucura na modernidade brasileira
Autor(es): Frayze-Pereira, João
Editora FIOCRUZ. Publicado em: 2012
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22. Referências
Parte do livro:O antídoto do mal: crítica de arte e loucura na modernidade brasileira
Autor(es): Dionisio, Gustavo Henrique
Editora FIOCRUZ. Publicado em: 2012
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23. Apresentação
Parte do livro:O antídoto do mal: crítica de arte e loucura na modernidade brasileira
Autor(es): Dionisio, Gustavo Henrique
Editora FIOCRUZ. Publicado em: 2012
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24. Pincelada final
Parte do livro:O antídoto do mal: crítica de arte e loucura na modernidade brasileira
Autor(es): Dionisio, Gustavo Henrique
Editora FIOCRUZ. Publicado em: 2012