Arte Italiana
Mostrando 1-12 de 44 artigos, teses e dissertações.
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1. Micro-história e história global: decifrando os procedimentos literários e filológicos na contribuição de Carlo Ginzburg para o debate historiográfico
RESUMO O objetivo deste ensaio é discutir as contribuições oferecidas por Carlo Ginzburg a um debate historiográfico internacional que perdura desde o início do século XXI: a micro-história italiana ainda é relevante em um contexto dominado pela história global? Entretanto, é preciso ressaltar que analisaremos tal contribuição de Ginzburg a parti
Topoi (Rio de Janeiro). Publicado em: 2022
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2. A fotografia para além do registro histórico: o trabalho social, pedagógico e artístico de Tina Modotti nas “Escuelas Libres de Agricultura”
RESUMO A década de 1920 no México foi marcada por intensa produção cultural. Tina Modotti e outros artistas das mais variadas áreas iniciaram um projeto que visava produzir uma arte que fosse pública, ou seja, que fosse feita pelo povo e para o povo. Nesse sentido, a arte mexicana dessa década é marcadamente política. Tina foi uma fotógrafa italian
Topoi (Rio J.). Publicado em: 2021-05
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3. VOLPI: DOXA, PERMANÊNCIA E DENEGAÇÃO NA CRÍTICA DE ARTE BRASILEIRA
RESUMO Este artigo é uma genealogia da crítica que consagrou Alfredo Volpi. O foco da análise recai sobre a década de 1940, quando Mário de Andrade estabeleceu as principais diretrizes para pensar a “Família Artística Paulista”. Nesse momento, eclipsou-se a nacionalidade italiana do artista, bem como as referências estrangeiras em sua pintura. Su
Novos estud. CEBRAP. Publicado em: 2021-04
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4. As mulheres e a luz na obra de Umberto Boccioni
Resumo Este artigo reflete acerca da poética do artista italiano Umberto Boccioni (1882-1916) tomando como eixo o tema da mulher em sua obra pictórica e escultórica, temática de importância na obra do artista, utilizada ainda em desenhos e telas de sua fase pré-futurista no sentido de compreender as relações entre os corpos, a luz e a atmosfera. A re
ARS (São Paulo). Publicado em: 2018-04
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5. Mario Sironi nas chamadas Coleções Matarazzo do MAC USP
O acervo de arte moderna italiana do MAC-USP pode ser considerado a maior coleção desse gênero fora da Itália e vem sendo objeto de estudo nos últimos anos. Das 71 obras italianas, seis são de autoria de Mario Sironi. Este artigo propõe uma apresentação do percurso do artista, com breve análise de sua evolução pictórica, a partir dos estudos já
ARS (São Paulo). Publicado em: 2017-06
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6. Sublime, natureza e catolicismo. A Viagem à Itália como repertório de uma possível estética goethiana
Resumo Empreende-se aqui uma leitura de Viagem à Itália, de Goethe, menos como uma obra autobiográfica do que como uma das muitas narrativas enciclopédicas do autor, em que relatos de diferentes dicções e propósitos são reunidos sob motivos e sugestões comuns. Aqui, busca-se identificar esse fio condutor sob a percepção goethiana das formas. Sob o
Pandaemonium ger.. Publicado em: 2017-06
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7. A construção do olhar: a Viagem à Itália, de Goethe
Investiga-se a Viagem à Itália de Johann Wolfgang von Goethe, obra que narra a viagem à península italiana de 1786 a 1788, publicada em 1816-1817. Contudo, mais do que uma reconstrução de sua viagem através das memórias e diários, a Viagem importa, antes de mais, como uma narrativa da construção de um novo olhar para com a obra de arte, como a con
Pandaemonium Germanicum. Publicado em: 2012-07
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8. Mafai e Scipione: a Scuola Romana di Pittura no MAC-USP
Estudo crítico sobre obras de dois pintores italianos, Mario Mafai e Gino Bonichi (dito Scipione), pertencentes à Scuola Romana di Pittura, presentes no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP): Rapaz e Natureza-morta (Mafai) e Oceano Indiano (Scipione) integram o primeiro acervo do atual museu, e são advindas da antiga coleç�
ARS (São Paulo). Publicado em: 2012
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9. Giorgio Vasari e a edição das "vidas" : entre a Academia Florentina e a Academia do Desenho / Giorgio Vasari and the ¿lives¿ : between the Florentine Academy
A primeira edição de "As Vidas dos mais excelentes arquitetos, pintores e escultores italianos de Cimabue aos nossos dias", escrita por Giorgio Vasari (1511-1574), arquiteto e pintor de Arezzo, é publicada em 1550. Ela é marcada pelas questões que animavam a Academia Florentina (1541) - a questão da historia, da língua vernácula e da sua difusão - e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/06/2011
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10. Luzes vagas de estrelas: tempo e poesia em um filme de Visconti
Em 1965, Luchino Visconti filmou Vaghe Stelle dell'Orsa. No título, a referência direta ao incipit do poema "Le ricordanze", de Giacomo Leopardi, propõe um desafio aos estudiosos da relação cinema-literatura: se são abundantes, na história da sétima arte, adaptações de romances, contos, peças de teatro e óperas, como pensar a gênese de um filme
Alea : Estudos Neolatinos. Publicado em: 2010-12
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11. Glauber, "fabulista fabuloso"
Em 1974, Glauber Rocha escreveu "O nascimento dos deuses" para a televisão italiana, uma adaptação de Anábasis, obra clássica de Xenofonte. Recentemente divulgado em português, o roteiro serviu de guia a uma pesquisa através do arquivo do cineasta. A diversidade de temas e referências culturais muito distintas, estrategicamente articuladas em filmes
Alea : Estudos Neolatinos. Publicado em: 2010-06
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12. THE CREATIVE PROCESS OF PAINTINGS OF THE GROUP CORPOS-BEIJOS E OLHARES / O PROCESSO CRIATIVO DE PINTURAS DA SÉRIE CORPOS-BEIJOS E OLHARES
A presente dissertação foi desenvolvida na linha de pesquisa Arte e Visualidade do Mestrado em Artes Visuais da Universidade Federal de Santa Maria. A pesquisa contou com o processo criativo de onze pinturas, que compõem a série Corpos-Beijos e Olhares. Com essa série, busca-se mostrar imagens descritivas a partir da fotografia de modelos que posam para
Publicado em: 2010