Arte De Vanguarda
Mostrando 1-12 de 71 artigos, teses e dissertações.
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1. De escritores e cineastas: o mito da vocação cultural cataguasense
RESUMO Este trabalho versa sobre os atravessamentos do modernismo na construção da identidade no município de Cataguases, situado na Zona da Mata (MG). A memória acionada por narrativas que amplificam feitos históricos sugere um tipo especial de função urbana conectada ao modernismo, da revista Verde e ao Ciclo de Cataguases (Humberto Mauro). Enquanto
Revista Brasileira de História. Publicado em: 2022
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2. A crítica de Frederico Morais e a Semana de 22: Mário de Andrade, Núcleo Bernardelli, Rio de Janeiro e desejo de revisão histórica do modernismo no Brasil
Resumo Este artigo analisa as transformações na produção do crítico brasileiro Frederico Morais (Belo Horizonte, 1936) a partir do início da década de 1980, quando suas posições sobre quais rumos deveria tomar a arte brasileira tornam-se gradativamente menos incisivas, e o tom de seus textos, mais conciliatório. Um discurso mais palatável, em comp
ARS (São Paulo). Publicado em: 2022
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3. How Did Neo-Concretism End?
Resumo Neste artigo, Nicholas Brown analisa a trajetória de Hélio Oiticica desde seus trabalhos da década de 1950, alinhados às pesquisas da vanguarda neoconcreta, até sua obra dos anos 1970, demonstrando como o componente da experiência, tematizado na produção tardia de Oiticica, encontra-se implícito à objetividade do seu trabalho inicial, numa e
ARS (São Paulo). Publicado em: 2022
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4. O Brasil e os brasis de Mário de Andrade: o fim do turista aprendiz?
RESUMO O artigo descreve a ideia de Brasil do modernismo de Mário de Andrade e avalia qual é a sua atualidade passados 100 anos da Semana de 22, evento marcante do movimento de vanguarda. Tendo em vista a rapsódia Macunaíma e os diários de viagens de O turista aprendiz, expõe-se como Mário de Andrade pensou a unidade do Brasil colhendo a diversidade d
Estudos Avançados. Publicado em: 2022
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5. Os elos do modernismo: raça, música e política no palco do Theatro Municipal
RESUMO O filme AmarElo: É Tudo Pra Ontem entrelaça cenas do concerto realizado pelo rapper Emicida no Theatro Municipal de São Paulo em novembro de 2019 com uma narrativa histórica que transforma o teatro em um “elo” entre o movimento modernista, a música negra e a militância política negra. A exemplo do filme, este artigo aborda o Theatro Municip
Revista Brasileira de História. Publicado em: 2022
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6. Hélio Oiticica: dobrar a moldura, de Irene V. Small.
Resumo Nesta resenha sobre o livro Hélio Oiticica: folding the frame (2016), de Irene V. Small, discute-se a proposta da autora de compreender “dobrar a moldura” como um procedimento formal e conceitual que emerge das próprias obras do artista. Além disso, analisa-se a proposta de uma História da Arte do mundo contemporâneo globalizado como um modo
ARS (São Paulo). Publicado em: 2017-08
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7. Os astros ditam o futuro. A história impõe o presente. (Artaud vs. Cárdenas)
Silviano Santiago trata do encontro de dois autoexilados na Cidade do México em 1936: o poeta e crítico de arte guatemalteco Luis Cardoza y Aragón e o poeta e dramaturgo francês Antonin Artaud. O autor discute como ambos valorizaram o papel da cultura nas transformações sociais e econômicas e de como se posicionaram no ambiente artístico e social mex
ARS (São Paulo). Publicado em: 2017-06
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8. Teatro, liberdade e repressão nos Festivais de Inverno de Ouro Preto, 1967-1979
Resumo O Festival de Inverno de Ouro Preto, criado em 1967, foi uma das maiores promoções culturais do país na década de 1970. O evento oferecia uma diversidade de atividades, como cursos, concertos, exposições de arte e espetáculos teatrais, atraindo milhares de pessoas à cidade histórica. Em plena ditadura militar, era visto como espaço de liberd
Varia hist.. Publicado em: 2016-08
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9. A escrita atuante de Carl Einstein
RESUMO Poeta de vanguarda que se tornou historiador e teórico da arte, mediador cultural entre França e Alemanha, Carl Einstein colaborou com diversas publicações (entre as quais Die weißen Blätter, Die Aktion, Das Kunstblatt e Transition). Foi coeditor, com Georg Grosz, de Der blutige Ernst (1919) e, com Paul Westheim, de Europa-Almanach (1925), além
Topoi (Rio J.). Publicado em: 2016-06
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10. Niilismo e pós-humanidade na cultura contemporânea (Nietzsche contra Sloterdijk)
Resumo O artigo apresenta as influências de Nietzsche no século XX, tanto das vanguardas artísticas como as filosóficas de Heidegger e Sloterdijk, estas no contexto da crise do humanismo. Visa, com isso, mostrar que é possível encontrar uma resistência da filosofia nietzschiana ao humanismo póshumanista proclamado por Sloterdijk. Com efeito, a tecnol
Cad. Nietzsche. Publicado em: 2015-12
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11. O tombeaudas vanguardas: a "pluralização das poéticas possíveis" como paradigma crítico contemporâneo
Este ensaio propõe uma leitura de "Poesia e modernidade: Da morte da arte à constelação. O poema pós-utópico", de Haroldo de Campos, texto que busca selar o fim das vanguardas, ao mesmo tempo em que empreende sua legitimação crítica e histórica. O conflito entre a sobrevivência dos valores de vanguarda e a interpretação do contemporâneo como é
Alea. Publicado em: 2014-12
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12. Manet: Uma revolução simbólica
Neste excerto de um curso no Collège de France em 1999, Pierre Bourdieu mostra como as opções estéticas e temáticas da arte de Édouard Manet inauguraram uma ruptura com a produção artística de seu tempo e representaram um desafio às normas impostas pelo academicismo conservador e pelo Estado.
Novos estud. - CEBRAP. Publicado em: 2014-07