A escrita atuante de Carl Einstein
AUTOR(ES)
O'Neill, Elena
FONTE
Topoi (Rio J.)
DATA DE PUBLICAÇÃO
2016-06
RESUMO
RESUMO Poeta de vanguarda que se tornou historiador e teórico da arte, mediador cultural entre França e Alemanha, Carl Einstein colaborou com diversas publicações (entre as quais Die weißen Blätter, Die Aktion, Das Kunstblatt e Transition). Foi coeditor, com Georg Grosz, de Der blutige Ernst (1919) e, com Paul Westheim, de Europa-Almanach (1925), além de cofundador da revista Documents (1929) junto com Georges Bataille, Michel Leiris, Georges Wildenstein e Georges-Henri Rivière. Pertenceu ao círculo de Daniel-Henry Kahnweiler; conheceu Pablo Picasso, Georges Braque, Juan Gris e Fernand Léger. Este artigo se propõe a apresentar algumas das particularidades da escrita e do pensamento de Carl Einstein, sua coerência intelectual, assim como familiarizar o leitor com um âmbito intelectual excepcional, através da rede de diálogos, brechas e aberturas que seus escritos apresentam.
ASSUNTO(S)
cubismo linguagem arte teoria liberdade.
Documentos Relacionados
- 40. Negerplastik, de Carl Einstein, agora e aqui
- Carl Einstein interdisciplinar: sobre Escultura Negra (Negerplastik)
- 39. Uma crítica sem plumas – a propósito de Negerplastik, de Carl Einstein
- Visadas cubistas: Carl Einstein, Daniel-Henry Kahnweiler e Vincenc Kramář.
- A democracia parlamentar na crítica de Carl Schmitt