Arte Cearense
Mostrando 13-17 de 17 artigos, teses e dissertações.
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13. A dimensão estética na formação do educador: a construção de um ideário coletivo. / The aesthetical dimension on the educator formation - the building of a collective ideary.
O objetivo deste trabalho é refletir sobre a dimensão estética na formação de nossos educadores oriundos das licenciaturas e dos cursos de Pedagogia, pois acreditamos ser ela indispensável para que o professor possa ofertar um ensino significativo aos seus alunos, servido por uma rica experiência cultural. Tal formação deveria levá-lo a preocupar-s
Publicado em: 2008
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14. CalidoscÃpio: experiÃncias de artistas-professores como eixo para uma histÃria do ensino de artes plÃsticas em Fortaleza. / CalidoscÃpio: experiÃncias de artistas-professores como eixo para uma histÃria do ensino de artes plÃsticas em Fortaleza.
Esta pesquisa tem como objetivo organizar uma histÃria do ensino das artes plÃsticas em Fortaleza a partir da experiÃncia de alguns artistas plÃsticos que se tornaram professores. Optamos por um recorte temporal que se inicia em 1944 com a criaÃÃo da Sociedade Cearense de Artes PlÃsticas (SCAP), e termina em 2005 com a formatura dos primeiros artistas
Publicado em: 2008
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15. Farias Brito, un filÃsofo brasileÃo: vida, pensamiento y critica historiagrÃfica / Farias Brito, um filÃsofo brasileiro: vida, pensamento e crÃticas historiogrÃficas.
Este estudo trata do itinerÃrio da vida e do pensamento do filÃsofo Raimundo de Farias Brito, problematizando o seu significado na histÃria das idÃias filosÃficas. Considera que nenhuma biografia pode ser considerada completa, mas que o indivÃduo consegue singularizar-se na imbricada teia de relaÃÃes sociais. Segue a trilha da vida de nosso personage
Publicado em: 2008
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16. As Cores do SilÃncio: Habitus Silencioso e ApropriaÃÃo em Pintura rm Fortaleza / Les Couleurs du Silence: Habitus Silencieuse et Appropriation de Peinture à Fortaleza (1924-1958)
O presente trabalho tem como objetivo principal problematizar a formaÃÃo do habitus silencioso do pÃblico cultivado diante de pinturas como Ãndice de autonomizaÃÃo do campo artÃstico, no domÃnio da pintura, na Fortaleza da primeira metade do sÃculo XX (1924-1958). Para tanto, a disposiÃÃo silenciosa de um pÃblico cultivado particular, o qual estr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/11/2006
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17. Uma abordagem do tempo em ostra eo vento Walter Lima Júnior
Neste trabalho, buscou-se explicitar aspectos do processo de codificação na literatura e no cinema. O corpus analisado foi composto pelo livro A ostra e o vento do escritor cearense Moacir C. Lopes (1982) e o filme homônimo, uma adaptação para o cinema, sob a direção do cineasta Walter Lima Júnior (1997). A proposta desta dissertação surgiu da cons
Publicado em: 2006