Arte Africana
Mostrando 13-24 de 38 artigos, teses e dissertações.
-
13. Do canto da voz ao batuque da letra: a presença africana em narrativas orais inscritas no Brasil
A arte oral de contar histórias sempre fez parte da vida humana e, por muito tempo, foi uma atividade essencial das sociedades para garantir a manutenção de memórias e saberes transmitidos no tecido das narrativas. Um dos lugares onde essa arte se faz presente com vigor é a África. As expressões poéticas da tradição oral têm sido apontadas por mui
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/02/2012
-
14. O teatro da guerra e a invenção do Brasil holandês: o esforço das duas coroas na retomada pela Capitania de Pernambuco, de 1630 à 1635.
Este trabalho teve como objetivo investigar a História da Guerra de Pernambuco, entre os anos de 1630 a 1635. Assim, buscamos compreender a vida dos homens de guerra da capitania de Pernambuco nos primeiros anos do chamado Brasil holandês. Logo, a pesquisa trata dos soldados do período e da tentativa de retomada da capitania pernambucana. Com a unificaç�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/07/2011
-
15. Carl Einstein interdisciplinar: sobre Escultura Negra (Negerplastik)
a Editora da UFSC publica o ensaio Negerplastik (Escultura Negra) de Carl Einstein (1885-1940), autor até então inédito no Brasil. No ensejo e em vista da premência atual do vínculo arte e ação política, este artigo apresenta informações multidisciplinares referentes à atuação do escritor/artista, inclusive a tradução para o português da “N
Pandaemonium Germanicum. Publicado em: 2011-12
-
16. La sculpture africaine dans les ecrits sur l'art d'André Malraux
Que acontece com o sagrado em nosso mundo profano? Partindo da cena mítica na qual Picasso, no museu do Trocadéro, sente o caráter mágico das máscaras, Malraux interroga-se sobre a relação agônica que existe entre formas e forças. Contra a vulgata que tende a ver na estética um sucedâneo do sagrado - o que conduziria a um fechamento na imanência
Alea : Estudos Neolatinos. Publicado em: 2011-12
-
17. Artes de Exu: intervenções artísticas e representações afro-brasileiras no Rio de Janeiro: Tridente de Ni e Exu dos Ventos / Works of Exu: artistic interventions and afro-brazilian representations in Rio de Janeiro: Tridente de NI and Exu dos Ventos
Artes de Exu trata os objetos de arte não só pelos aspectos artísticos e sociológicos, mas também pelos aspectos que ligam as obras a Exu, além do enunciado. Como coisa contida na concepção, na execução e imbricada na própria história da obra. As obras escolhidas são: Tridente de NI (2006) de Alexandre Vogler e Exu dos Ventos (1992), de Mario Cr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/03/2010
-
18. Segredos do coração: a escola como espaço para o olhar sensível
Nesse artigo apresentamos a experiência da construção, na escola, de um espaço para o afeto. Em tal espaço, através da atividade artística, torna-se possível trabalhar perdas, cultivar segredos, sonhos e desejos. Espaço-lugar que permite a construção de um olhar sensível para as histórias de cada um e para a memória coletiva. A dinâmica envolv
Cadernos CEDES. Publicado em: 2010-04
-
19. Estudando raça nos anos iniciais do Ensino Fundamental I: contribuições de obras do pintor Candido Portinari
Esta pesquisa caracteriza-se por ser um estudo analítico-descritivo de natureza qualitativa. Trata-se, mais especificamente, de uma pesquisa intervenção por meio da qual se analisa contribuições de obras do pintor Candido Portinari para a discussão do tema raça negra com alunos da 2.série B, do ensino fundamental I de uma Escola Municipal em São Pau
Publicado em: 2010
-
20. JUVENTUDE E MOVIMENTO HIP-HOP: A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE, LUTA POR DIREITOS E CIDADANIA / YOUTH AND HIP-HOP MOVEMENT: THE CONSTRUCTION OF IDENTITY, STRUGGLE FOR RIGHTS AND CITIZENSHIP
A dissertação em questão oferece uma reflexão acerca dos movimentos sociais culturais da atualidade, especificamente do Movimento Hip-Hop. Inicialmente foi realizada uma fundamentação teórica onde privilegiei algumas categorias de análise pertinentes ao tema de estudo, como movimento social cultural e identidade. Em seguida mostrei um pouco da histó
Publicado em: 2010
-
21. Apropiação identitária da cor na cultura baiana / Apropiaciõn identidaria del color en la cultura baiana
Este estudo retrata a importância da apropriação identitária da cor na cultura baiana, enfocando suas variáveis, ou seja, a luz que incide sobre a cidade, o povo e consequetemente a arte como personagens desse contexto. Tais elementos quando reunidos formam um cenário popular e histórico, capaz de transmitir uma visão muito peculiar de identidade que
Publicado em: 2009
-
22. Nas vortá que o mundo deu, nas vortá que o mundo dá : capoeira angola: processos de educação não-escolar na comunidade da Gamboa de Baixo.
Este trabalho pretende discutir os processos educativos desenvolvidos a partir da capoeira Angola, na comunidade da Gamboa de baixo. Para isso, a coleta de dados foi realizada com a interferência direta do pesquisador no campo de investigação, seguindo, dessa maneira, caminhos que apontaram para uma pesquisa-ação. As concepções teóricas, que sustenta
Publicado em: 2009
-
23. Aesthetic re-elaboration of the black Brazilian dance in the contemporaneousness : analysis of the differences and similarities in the choreogrphic creation of the Folkloric Ballet of Bahia and the Gial Group of Dance / Re-elaborações esteticas da dança negra brasileira na contemporaneidade : analise das diferenças e similitudes na concepção coreografica do Bale Folclorico da Bahia e do Grupo Grial de Dança
Esta tese descreve a análise da Dança Negra elaborada e ressignificada em dois diferentes contextos sócio-histórico-cultural brasileiro. Para isto realiza-se uma análise das diferenças e similitudes nas re-elaborações etno-ética-estéticacoreográfica e dramatúrgica do Balé Folclórico da Bahia/Salvador/BA e do Grupo Grial de Dança/Recife/PE a pa
Publicado em: 2009
-
24. Em busca de vozes perdidas: Lênio Braga, muralismo, "arquivo" e comunicação oral
As idéias que dão forma ao exercício de doutoramento caminham por dois sentidos paralelos: 1) presença viva de tradições orais nos objetos de cultura, reflexão apontada pela máxima africana a cada vez que morre um velho se queima uma biblioteca, mote do projeto e que potencializa a noção do que chamo arquivos de oralidade; 2) reconhecimento de supo
Publicado em: 2009