Nas vortá que o mundo deu, nas vortá que o mundo dá : capoeira angola: processos de educação não-escolar na comunidade da Gamboa de Baixo.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Este trabalho pretende discutir os processos educativos desenvolvidos a partir da capoeira Angola, na comunidade da Gamboa de baixo. Para isso, a coleta de dados foi realizada com a interferência direta do pesquisador no campo de investigação, seguindo, dessa maneira, caminhos que apontaram para uma pesquisa-ação. As concepções teóricas, que sustentam essa pesquisa visam além da capoeira Angola, os processos educativos não-escolares, os fundamentos da pesquisa-ação e as divergências no que tange à compreensão de comunidade. Procura entender o posicionamento dos mestres de capoeira naquilo que se refere ao processo educativo de sua arte. Acredita-se que a capoeira Angola pode contribuir para a formação de sujeitos participativos, seguros de si e mais conhecedores da contribuição que a matriz africana exerce em suas vidas.

ASSUNTO(S)

comunidade capoeira angola not-pertaining to school education community capoeira angola gamboa of low gamboa de baixo educação não-escolar educacao pesquisa-ação research-action

Documentos Relacionados