Armorial
Mostrando 1-12 de 20 artigos, teses e dissertações.
-
1. Antonio Carlos Nóbrega em acordes e textos armoriais
Escrito originalmente sob a forma de dissertação de mestrado, tendo como título "Movimento Armorial: o erudito e o popular na obra de Antônio Carlos Nóbrega", orientada pelo professor Sébastien Joachim e aprovada com distinção pela banca examinadora do Mestrado em Literatura e Interculturalidade da universidade Estadual da Paraíba, a presente obra traz para o conhecimento público e debate acadêmico mais um capítulo da história do Movimento Armorial. Antônio Carlos Nóbrega em acordes e textos Armoriais se caracteriza como uma contribuição para a ampliação do acervo e das pesquisas sobre o Movimento Armorial, através da música, atividade essa de maior repercussão nacional do Movimento, ainda em carência no universo das pesquisas científicas. Ampliam-se, dessa forma, as possibilidades de abordagens para com um capítulo importante da cultura brasileira, que ainda carrega marcas e reflete o Movimento criado por Ariano Suassuna.
Autor(es): Costa, Luís Adriano Mendes
EDUEPB. Publicado em: 2011
-
2. Capítulo 1: Movimento armorial: do erudito ao popular
Parte do livro:Antonio Carlos Nóbrega em acordes e textos armoriais
Autor(es): Costa, Luís Adriano Mendes
EDUEPB. Publicado em: 2011
-
3. Capítulo 2: Os caminhos que se encontram em torno do armorial
Parte do livro:Antonio Carlos Nóbrega em acordes e textos armoriais
Autor(es): Costa, Luís Adriano Mendes
EDUEPB. Publicado em: 2011
-
4. Crabs with brains : analysing the manguebear s musical hibridity / Carangueijos com cérebro : uma análise dos hibridismos musicais realizados pelo movimento manguebeat
Este trabalho analisa o chamado Manguebeat, movimento originário da cidade de Recife (Brasil) no início dos anos 90 do século XX, que tem como principal característica a apropriação e a hibridização de diferentes materiais da cultura popular e também de materiais advindos da cultura de massa ou cultura pop. A pesquisa contextualiza o movimento dentr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/02/2010
-
5. Aspectos analítico-interpretativos e a estética armorial no concertino em lá maior para violino e orquestra de cordas, de Clóvis Pereira
Este trabalho tem como objetivo abordar os aspectos históricos, estéticos e interpretativos do Concertino em Lá Maior para Violino e Orquestra de Cordas (1996-2001), de Clóvis Pereira, única obra armorial concertante para esse instrumento, bem como criar critérios interpretativos através da análise da obra, dentro da perspectiva violinística. A estr
Publicado em: 2010
-
6. O teatro como metáfora e alegoria da vida: a pena e a lei, de Ariano Suassuna
Nossa pesquisa sobre A pena e a Lei, de Ariano Suassuna teve como objetivo apreender na peça teatral a representação alegórica da vida, por meio de uma relação invertida com o texto bíblico, articulada aos elementos teatrais (personagens, indicadores de cena, voz do autor-ator-apresentador). Para isso, amparamo-nos, especialmente, na leitura dos autos
Publicado em: 2010
-
7. Experiências de um carnaval não-organizado : a tradição de um bloco de sujos na Capital Federal (1978-2009)
Ao abrigo da história cultural, perspectiva historiográfica constituída em solo interdisciplinar, o presente estudo tematiza as práticas carnavalescas da agremiação brasiliense Sociedade Armorial, Patafísica e Rusticana, o Pacotão. As configurações e reconfigurações das experiências festivas do bloco ao longo dos trinta e dois anos de sua trajet
Publicado em: 2009
-
8. Relations between design and Suassuna s Armorial / As relações entre Design e o Armorial de Suassuna
A study of the Movimento Armorial with emphasis to visual arts and design proposals, starting from the visual work, discourse and objectives of Ariano Suassuna, founder and protagonist of this artistic and cultural movement from Pernambuco, aroused in the 1970s, who aims to produce an erutide art based on popular culture. Historical contextualization and app
Publicado em: 2008
-
9. Deslocamentos Armoriais: da afirmaÃÃo Ãpica do popular na â NaÃÃo Castanhaâ de Ariano Suassuna ao corpohistÃria do Grupo Grial
The Armorial Movement has been having, starting from its officialization (1970) and even before it, the most varied aesthetic results in several artistic fields. However, the most significant set of theoretical formulations about it have always been under the responsability of its creator and main motivator, Ariano Suassuna. This writer has constructed up to
Publicado em: 2008
-
10. Do picadeiro ao céu : o riso no teatro de Ariano Suassuna
The analysis of this work seeks to investigate the meaning of the laughter in the paraibano writer Ariano Suassunas armorial theater. The study departs, firstly, from an argumentation which centers its content in the theory of the many theoreticians of the question: Henri Bergson, Vladimir Propp, Jolles, Freud, Bakhtin. The essence of the laughter in Suassun
Publicado em: 2008
-
11. Música dos espaços: paisagem sonora do Nordeste no movimento armorial
This work exams the presence of music in the imaginary constitution of spaces, taking as studys object part of the musical production of the Armorial Movement, officially casted in 1970 in the city of Recife, Pernambuco. From that so called, by the Armorials discourse, the essence of the brazilian northeastern popular art, the armorialists has intended to ma
Publicado em: 2007
-
12. CANTIGA DE LONGE: O MOVIMENTO ARMORIAL E A PROPOSTA DE UMA MÚSICA DE CONCERTO BRASILEIRA / CANTIGA DE LONGE: THE MOVIMENTO ARMORIAL AND THE PROPOSAL OF A BRAZILIAN CONCERT MUSIC
This study aims at discussing the conception of brazilian culture in which the artistic creation of Movimento Armorial is based. It seeks to understand the Armorial proposal for the creation of a brazilian erudite music based on the popular roots of our culture. First of all, Ariano Suassuna´s reflections on brazilian culture were investigated, specially th
Publicado em: 2006