Argentine Cinema
Mostrando 1-6 de 6 artigos, teses e dissertações.
-
1. Elefante branco: espaço urbano, ruínas e violência.
RESUMO Pensaremos o filme Elefante branco (Elefante blanco, 2012), de Pablo Trapero, a partir do espaço urbano que ele representa/cria. A ruína enquanto espectro, tanto do fracasso quanto da resistência, modulará a análise dessa produção, que aposta na mobilização de ideias que cercam um universo complexo como a favela - entre elas, além da imagem
ARS (São Paulo). Publicado em: 05/09/2019
-
2. Variaciones en la trasgresión desde el ojo protésico de María Luisa Bemberg
Abstract: This article is a reading of the Argentine filmmaker María Luisa Bemberg’s work, outlined from the reflections inspired by Michel Foucault’s notion of transgression and Teresa de Lauretis’s notion of excess in her studies on the semiotics of the cinema. This proposed reading enunciates three moments of her filmography that correspond to cert
Rev. Estud. Fem.. Publicado em: 2017-12
-
3. A experiência do cinema de Lucrecia Martel : resíduos do tempo e sons à beira da piscina / Lucrecia Martel s cinema experience : waste of time and sounds by the pool
Nesta pesquisa, abordamos a obra da cineasta argentina Lucrecia Martel, entrelaçando sua trajetória como cineasta e suas opções estéticas, além de procurarmos nos aproximar da compreensão de seu processo criativo. Entre as singularidades mais notáveis da obra de Lucrecia encontra-se o uso que ela faz do som, responsável por estabelecer atmosferas qu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/08/2011
-
4. O caso de Alex na obra fílmica XXY : uma análise de corpo, gênero e sexualidade no cinema argentino
O cinema, desde seu surgimento, vem até seus consumidores elaborar novos imaginários, (des)legitimar estilos de vida, (des)construir identidades. O Filme XXY mostra a história de uma jovem adolescente hermafrodita, assunto que provocou o surgimento de inúmeras questões durante esta pesquisa; questões que vão desde a análise da inserção da figura fe
Publicado em: 2011
-
5. Cinematic representationsof the crisis in Argentina (1999-2004) / Representações cinematográficas da Argentina em crise (1999-2004)
No final dos anos 1990 e início do século XXI, o cinema argentino viveu uma vigorosa retomada na produção nacional com o surgimento de novos realizadores, conquistando diversos prêmios em festivais e ampla repercussão internacional. Este cinema atraiu o interesse da crítica e do público devido a uma série de fatores, entre os quais cabe destacar uma
Publicado em: 2010
-
6. Representações das identidades nacionais argentina e brasileira nas canções interpretadas por Carlos Gardel e Carmen Miranda (1917-1940)
Na presente tese de doutorado focalizamos as músicas gravadas por Carlos Gardel (1917 a 1935) e por Carmen Miranda (1930 a 1940), articulando-as com a imagem e a performance dos artistas, as quais podem ser observadas na audição das gravações, nos filmes dos quais participaram e em fotos divulgadas em revistas da época, para analisar as representaçõe
Publicado em: 2009