Apolo Deus Grego
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1. A busca da perfeição: o ideário eugenista em pauta
A imagem que ilustra a capa deste livro apresenta a escultura intitulada ‘Apolo Belvedere’. , em exposição no Museu Pio-Clementino, no Vaticano. A data de sua origem e autoria são controversas, mas considera-se que seja uma cópia romana, em mármore, de um original grego perdido. Representando o deus grego Apolo, tal escultura se tornou a expressão do ideal da perfeição, característico da civilização helênica. Note-se que esse ideal, embora remetendo à beleza, não se restringia ao aspecto estético, pois o belo era associada, pelos gregos, ao amor, à sabedoria, à justiça, à virtude, à bondade e à coragem. Nessa associação está implícita a ideia de um homem superior, perfeito, como modelo cultural, orientado por valores maiores, que geraria os melhores cidadãos. Tal concepção tem suas raízes no período homérico e se consolida no auge da democracia ateniense. Apolo, filho de Zeus e Leto, é o deus da música, das artes, das profecias, da purificação, da cura, da luminosidade solar, da justa medida, da juventude. Ele sintetiza os princípios da ordem, da harmonia, da razão, do equilíbrio e da moderação. Por ser uma divindade multifacetada, por vezes paradoxal, pois também apresenta aspectos antagônicos às suas próprias qualidades, ele harmoniza em si as polaridades, direcionando-as para o ideal da cultura e da sabedoria. Por isso, tornou-se para o povo grego a expressão do ideal da perfeição, sendo considerado uma autêntica personificação do espírito helênico.
Autor(es):
EDUEM. Publicado em: 2019
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2. Nietzsche e a metafisica do artista : o Centauro e o fio de Ariadne / Nietzsche and the metaaphysics of the artist : the Centaur and the Ariadne yarn
This research aims at to argue prompt aspects of the workmanship of the German philosopher Friedrich Nietzsche (1844-1900), more specifically of its Metaphysics thesis of the Artist developed in the period of youth (1870-1876). Articulated in three movements our research will start for a general mapping of the historical and intellectual context of the philo
Publicado em: 2009
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3. Dionisio e Apolo : uma reflexão sobre a dança a partir das leis de Platão
Nao informado
Publicado em: 2005
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4. Arte, ciencia e cultura nos primeiros escritos de Nietzsche
Tendo como referência as obras de Friedrich Wilhelm Nietzsche (1844-1900), particularmente seus primeiros escritos, aqueles situados anteriormente à obra Humano, Demasiado Humano, o presente estudo busca mostrar a peculiaridade da concepção nietzscheana de arte e ciência, apontando, complementarmente ao fato de que, nestes escritos, a oscilação entre
Publicado em: 2003