Apolineo
Mostrando 13-20 de 20 artigos, teses e dissertações.
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13. As criações do gênio: Ambivalências da "metafísica da arte" nietzschiana
As criações do gênio apolíneo-dionisíaco estão no centro das preocupações da metafísica de artista, e suscitam a questão acerca do vínculo de Nietzsche com a estética do Romantismo Alemão e de Schopenhauer. Investigamos neste artigo as ambivalências do pensamento nietzschiano no que tange ao conflito entre a arte apolínea da ilusão e a sabedo
Kriterion: Revista de Filosofia. Publicado em: 2009-06
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14. O corpo encontra Apolo e Dionísio: potências e fragilidades
Pretendemos problematizar o corpo que não agüenta mais e suas relações com a estética. Primeiramente, pensamos a dimensão apolíneo-dionisíaca da Arte, como refere Nietzsche. Assim, Apolo nos remete às belas formas, à técnica na dança, enquanto Dionísio significa a embriaguez, os riscos e as intensidades. A dança contemporânea se faz a partir d
Psicologia USP. Publicado em: 2008-09
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15. A artiscidade no Ministério da Educação e Saúde : do Apolíneo ao Dionisíaco
The present research discusses the projects for the Ministry of Education and Health in Rio de Janeiro in order to develop an aesthetics objectively justified analysis. The projects studied are from Le Corbusier (the second one for that particular space suggested by him) and the project executed and designed by the team of Lucio Costa, made by Carlos Leon, A
Publicado em: 2008
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16. A ausência do trágico: a crítica da cultura em Nietzsche e Adorno
O texto que segue versa sobre a crítica de Nietzsche e Adorno à cultura e à produção artística contemporâneas, principalmente a partir de O Nascimento da Tragédia e Dialética do Esclarecimento, para poder tecer as concordâncias e divergências entre ambos. Um dos primeiros aspectos de concordância a serem destacados, então, é a respeito da incon
Publicado em: 2008
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17. Entre júbilo e ruína: a perspectiva trágica de Nietzsche
Trata-se de investigar por que razão Nietzsche afirma, em 1888, quando revisa sua obra (Ecce Homo), que para ser justo com O Nascimento da Tragédia será preciso esquecer algumas coisas, e, não obstante, insista, no mesmo escrito, em nomear-se o primeiro filósofo trágico isto é, o extremo oposto e o antípoda de um filósofo pessimista. Nietzsche elabo
Publicado em: 2007
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18. O resgate da poética do pensamento em Ferreira Gullar e em Luis Felipe Noé
Este estudo está vinculado ao campo da Literatura Comparada, altercando fronteiras discursivas entre a poesia de Ferreira Gullar e a pintura de Luis Felipe Noé. Com base no estudo da análise do corpus, composto pela produção poética e pictórica e dos ensaios críticos dos respectivos autores, a presente tese visa estabelecer um diálogo crítico cuja
Publicado em: 2007
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19. O FILÓSOFO COMO MÉDICO DA CIVILIZAÇÃO: A LINGUAGEM COMO UM PHÁRMAKON NA FILOSOFIA DE NIETZSCHE / THE PHILOSOPHER AS CIVILIZATION`S PHYSICIAN: LANGUAGE AS PHÁRMAKON IN NIETZSCHE`S PHILOSOPHY
A associação que procuramos fazer entre a linguagem na filosofia de Nietzsche e a idéia do termo grego phármakon nos apareceu quando da leitura de O Nascimento da Tragédia. Segundo Nietzsche, a origem da tragédia se deu na busca de realizar a união da embriaguez com a lucidez, numa experiência de simultaneidade dos impulsos artísticos apolíneo e di
Publicado em: 2005
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20. "Unidade de estilo" e educação dos impulsos em escritos de juventude de Friedrich Nietzsche
O presente artigo aborda a concepção de "unidade de estilo" forjada por Nietzsche nos escritos da época de professorado na Universidade de Basiléia. Pretende-se mostrar a conexão entre tal concepção e a defesa da necessidade de educação dos instintos, nesse momento da obra ainda fortemente associada ao conjunto de um povo ou cultura; no caso, a cult
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2004