Antropologia Da Musica
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13. Brasil de todos os cantos: programas radiofônicos musicais do Projeto Minerva pelo radialista J. da Silva Vidal na Rádio Bandeirantes de São Paulo
O presente trabalho se propõe a analisar sob o contexto histórico, político e musical as amostras de onze programas musicais-educativos transmitidos pela rádio, através dos Informativos Culturais do extinto Projeto Minerva, denominados Brasil de Todos os Cantos. Eles foram veiculados pela Rádio Bandeirantes de São Paulo nas décadas de setenta à oite
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/09/2011
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14. A performance musical do zabumbeiro Quartinha
Os estudos acerca das práticas musicais desenvolvidas em contextos urbanos vêm ganhando, nestas últimas décadas, cada vez mais espaço nos trabalhos etnomusicológicos e apontam para amplas possibilidades de pesquisas e importantes contribuições, no que diz respeito ao conhecimento dos diversos repertórios e seus produtores em múltiplos aspectos. Ess
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/05/2011
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15. Educação na linguagem da anima: diálogos ontológicos com a música / Education in the language of the Anima: ontological dialogues with music
Há, entre educação e música, uma relação profunda que ultrapassa o ensino da arte. Partindo de uma perspectiva fenomenológica da interpretação e da escuta, encontramos na música estruturas míticas que permitem sustentá-la como chave metafórica para uma compreensão da atividade educacional, mediante a centralidade do ENCONTRO para ambas. A músi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/04/2011
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16. PRÁTICAS MUSICAIS COTIDIANAS NA CULTURA GOSPEL: UM ESTUDO DE CASO NO MINISTÉRIO DE LOUVOR SOMOS IGREJA / EVERYDAY MUSICAL PRACTICES IN GOSPEL CULTURE: CASE STUDY ON THE PRAISE MINISTRY SOMOS IGREJA
O objetivo central desta pesquisa é analisar as práticas musicais, focando os processos pedagógico-musicais e a construção de identidades musicais que ocorrem no grupo de louvor Somos Igreja da comunidade evangélica Igreja em Cruz Alta-RS. A pesquisa procura compreender como se produzem essas práticas no contexto evangélico, como elas são vivenciada
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/03/2011
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17. Music and musicalities in the hip hop movement: gospel rap
Neste artigo refletimos sobre algumas questões apontadas inicialmente na tese de doutorado em Antropologia Social intitulada “A caminhada é longa e o chão tá liso!: O Movimento hip hop em Florianópolis e Lisboa” (Souza 2009) e que dá suporte etnográfico para as reflexões aqui levantadas sobre esta produção musical. O rap é uma música que nasc
Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology. Publicado em: 2011-06
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18. Objetos de (re) produção : por uma tecno-estética da música eletrônica
A presente pesquisa está localizada em algum ponto entre uma antropologia da arte e uma antropologia das técnicas e tecnologias, visando dar conta das relações que se estabelecem entre as produções tecnológicas e as produções artísticas. Para isso buscou-se por meio da análise de uma (das possíveis) história da música eletrônica de pista, bem
Publicado em: 2011
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19. "Eu canto samba" ou "Tudo isto é fado" : uma etnografia multissituada da recriação do choro, do samba e do fado por jovens músicos / "I sing samba" or "It's all fado" : a multi-sited ethnography on the recriation of choro, samba and fado by young musicians
O choro, o samba e o fado são gêneros musicais populares e tradicionais e estão vinculados com a identidade e o imaginário dos seus países de origem, Brasil e Portugal. Na última década jovens músicos estão redescobrindo estes gêneros musicais através das suas práticas musicais, com a valorização das formas coletivas de aprendizagem e ambientes
Publicado em: 2011
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20. Conversation sur les préoccupations scientifiques et les perspectives de recherche au sein du laboratoire d'anthropologie visuelle et sonore du monde contemporain
O presente diálogo se fez como uma oportunidade de apresentar o “Laboratoire d’Anthropologie Visuelle et Sonore du Monde Contemporain ”, ligado a Universidade de Paris 7 St. Denis Diderot. Criado em 1992 pelo professor Dr. Jean Arlaud, antropólogo – cineasta, autor de mais de vinte filmes sobre as populações de todos os continentes na mesma linha
Publicado em: 2011
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21. Mediações musicais e direitos autorais entre grupos Mbyá-Guarani no Rio Grande do Sul
Esta pesquisa objetiva confrontar os fundamentos das atuais regulamentações dos direitos autorais com aspectos de processos de registro e difusão musicais entre grupos Mbyá-Guarani no Rio Grande do Sul. A emergência da música étnica no mercado musical mundial, a promoção de políticas públicas de proteção ao patrimônio cultural e a difusão de m
Publicado em: 2011
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22. O sertanejo além-mar : identidade regional e imigração goiana na República da Irlanda
A partir da análise de um fluxo emigratório de brasileiros de Goiás em direção à República da Irlanda, esta tese tem como objetivo compreender como os elementos da identidade regional desses imigrantes são reforçados, negociados ou negados no contexto da vida no exterior. Procurei, ainda, entender como essa experiência impacta as leituras que esses
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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23. Peles braiadas: modos de ser Kalankó / Peles braiadas: modos de ser Kalankó
Os Kalankó vivem no alto sertão alagoano, mais especificamente no município de Água Branca/AL. Eles afirmam-se publicamente indígenas, desde o fim da década de 1990, sendo reconhecidos como tais pelo Estado brasileiro em 2003. A etnologia indígena estuda e classifica este fenômeno como etnogênese, além de outros termos afins. Estes estudos focam-se
Publicado em: 2011
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24. Embolada e outras coisas do folclore tulusano. a experiência da associação escambiar em Toulouse - França
A partir de meados da década de 80 do séc. XX, gêneros atribuídos à música do Nordeste brasileiro notadamente o forró, o coco de embolada e o repente de viola vêm sendo gradativamente incorporados à produção musical de artistas do sul da França ligados ao movimento occitanista, conectando atualmente vários músicos e grupos das regiões referida
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/12/2010