Andrade Mario De 1893 1945 Critica E Interpretacao
Mostrando 13-17 de 17 artigos, teses e dissertações.
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13. A gramatiquinha de Mário de Andrade: uma leitura historiográfica
Este trabalho tem como tema o estudo da Gramatiquinha de Mário de Andrade: numa leitura historiográfica. Inserindo-se na linha de Pesquisa Descrição e História da Língua Portuguesa, apresenta-se como fruto das pesquisas realizadas no Instituto de Pesquisas Lingüísticas Sedes Sapientiae para Estudos do Português, especificamente no Grupo de Pesquisa
Publicado em: 2007
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14. Revisitando o ethos indígena e a nação no caminho da construção das identidades
Essa dissertação tem por objetivo fazer um estudo sobre a representação indígena, relacionando-os ao discurso da Nação. Nesse sentido, procurou-se evidenciar como essas representações, instituídas em nossa memória cultural, foram apreendidas em momentos e textos diferenciados. O século XIX aparece como ponto de partida para o estudo das transform
Publicado em: 2006
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15. Macunaíma e as faces da crítica
Considering the several kinds of vision of Macunaíma, this essay aim is organizing and elaborating a reflection on the rich criticism (from 1928 up to 1970) around this work. Starting with the critical conceptions elaborated in this decade, one asks: is it possible to find the existence of a moving process of Macunaíma criticism? How the process of the cri
Publicado em: 2005
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16. Macunaíma and the city of São Paulo: changing paths / Macunaíma e a cidade de São Paulo: caminhos mutantes
O romance Macunaíma, de Mário de Andrade, nos revelou uma nova possibilidade de leitura: Macunaíma e a cidade de São Paulo: caminhos mutantes. Entendemos o termo mutação no sentido de mudança, aquilo que muda e se altera constantemente. O objetivo deste trabalho é evidenciar que a mutação é o elo estrutural entre o romance Macunaíma e a cidade de
Publicado em: 2005
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17. Macunaíma somos nós - Mário de Andrade: da literatura para a dança
MACUNAÍMA SOMOS NÓS, Mário de Andrade: da literatura para a dança, descreve as várias etapas de um processo de trânsito criativo entre dança e literatura a partir da obra em questão. Para colaborar com o entendimento deste trânsito como um processo de comunicação foram elencados quatro temas: o conceito de crise, o tempo do ócio como tempo criado
Publicado em: 2000