America Latina Historia Da Igreja
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1. O continente pobre e católico : o discurso da teologia da libertação e a reinvenção religiosa da América Latina (1968-1992) / The poor and catholic continent : the discourse of liberation theology and religious reinvention of Latin America (1968-1992)
A presente tese da área de História Cultural tem como objetivo compreender a estrutura das relações de saber e poder presentes no discurso da teologia da libertação surgida na América Latina nos anos 1960 e consolidada nos anos 1970. Trata-se de uma análise das estratégias discursivas que primeiramente envolveu a construção da identidade da teolog
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/02/2012
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2. A hagiografia de Santa Rosa de Lima : narrando a santidade na América / The hagiography of Saint Rose of Lima : narrating sanctity in America
Os santos são figuras presentes no universo católico com funções muito específicas: são personagens de religiosidade exemplar, que devem servir de norte para as práticas religiosas dos fiéis e trabalhar como intercessores entre eles e Deus. Eles estão presentes desde os primórdios da Igreja, já no século IV, e sobrevivem a todas as mudanças dogm
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/09/2011
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3. O ensinamento sobre a justiça em Mateus: uma interpretação exegético teológica / The teaching about righteousness in Matthew: a theological and exegetical interpretation
A pesquisa consta de quatro capítulos nos quais se analisa exegética e teologicamente o vocábulo dikaiosu,nh (justiça) no contexto bíblico, como projeto, no sermão da montanha e como práxis, nas sete perícopes onde aparece (3,15; 5,6.10.20; 6,1.33; 21,32) Da justiça se tem fome e sede (5,6), por ela se é perseguido (5,10) e deve superar a dos escri
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/06/2011
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4. DES MANIFESTATIONS DE L¿ESPRIT LIBÉRATEUR DANS LE CONTINENT DE L¿ESPÉRANCE: UNE PERSPECTIVE DE JOSÉ COMBLIN / MANIFESTAÇÕES DO ESPÍRITO LIBERTADOR NO CONTINENTE DA ESPERANÇA: UMA PERSPECTIVA DE JOSÉ COMBLIN
Diversas são as manifestações do Espírito Santo nas pessoas, no mundo, na história e na Igreja. Na América Latina, em meio a uma realidade de opressão/dominação, vida/morte, o Espírito de Deus se manifesta na forma da ação transformadora, libertando, produzindo vida e a conduzindo para sua plenitude. Neste contexto eclesial, as pequenas comunidad
Publicado em: 2011
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5. As práticas de poder nas igrejas-base da diocese de Apucarana (1968-1982)
O objetivo desse trabalho é demonstrar como o exercício do poder episcopal moldou as comunidades eclesiais de base na diocese de Apucarana. A partir de meados da década de 1960 observa-se, na América Latina, o surgimento de comunidades eclesiais de base no catolicismo. Esse fato histórico está relacionado à renovação que se observava na Igreja cató
Publicado em: 2010
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6. POR UMA AMÉRICA LATINA MAIS JUSTA : ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DOS CRISTÃOS DE ESQUERDA SOBRE A AL NA REVISTA PAZ E TERRA (1966-1969)
A década de 1960 é caracterizada por diversas transformações sócio-culturais. Vários questionamentos eram feitos e os tabus eram questionados a todo instante. A própria Igreja Católica tentou se abrir para a modernidade com o Concilio Vaticano II. O Brasil também passava por esses questionamentos, mas vivia sob forte autoritarismo civil-militar. Den
Publicado em: 2010
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7. O dualismo na teologia cristã: a deformação da antropologia bíblica e suas conseqüências
A pesquisa se propõe averiguar algumas das conseqüências práticas para a história do Cristianismo em face do influxo do dualismo platônico sobre a teologia cristã. Sobretudo, no que diz respeito à relação da Igreja com o mundo da cultura. Parte-se do princípio que a combinação destes dois elementos deu origem a uma teologia platonizada o que cau
Publicado em: 2010
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8. ROMEIROS E PEREGRINOS NA ROMARIA DE SANTO ANTÃO: O POVO DA CRUZ RUMO A SALVAÇÃO LATINO-AMERICANA / ROMEROS Y PEREGRINOS EN EL PEREGRINAJE DE ANTÃO SANTO: LA GENTE DE LA CRUZ EN RUTA DE LA SALVACIÓN EN AMERICANA LATINA
Por volta de 1848, segundo o contexto messiânico do sul do Brasil no século XIX, e conforme a realidade e características dos movimentos rústicos sertanejos, iniciou-se em Campestre, Santa Maria, RS, um movimento messiânico encabeçado pelo asceta João Maria de Agostinho, o santo monge ou solitário eremita de Campestre e Botucaraí. João Maria foi ho
Publicado em: 2008
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9. As origens da participação e da qualidade democrática no Rio Grande do Sul
O objetivo do artigo reside na análise dos elementos que possibilitaram a transição de uma sociedade regional militarista para uma das democracias de mais alta qualidade na América Latina. A história da sociedade gaúcha não explica o nascedouro de movimentos sociais e de inovações na gestão pública nos anos 1980 e 1990, necessitando, portanto, de
Revista Katálysis. Publicado em: 2007-12
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10. A outra história da igreja na América Latina escrita a partir do Outro, pobre e oprimido: a alter-história construída por Enrique Dussel
Por muito tempo a História da Igreja na América Latina foi escrita sob os cânones da História positivista, privilegiando a instituição, o poder, a política, a colonização e, como efeito colateral, a opressão intencionada ao povo originário da terra encoberta, que, nesta forma de escrever a História, foi esquecido, ficou anônimo, sem o direito de
Publicado em: 2007
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11. Missão como com-paixão : por uma teologia da missão em perspectiva latino-americana / Mission as com-passion [with passion] : toward a theology of mission in Latin American perspective
O projeto mercantil-missionário que, a partir do final do século 15, Espanha e Portugal desenvolveram na América Latina, incorporou os povos nativos num sistema colonial que aliava a cruz e a espada, submetendo-os à fé católica e ao Império. O protestantismo marca presença contínua somente a partir do século 19, também dentro do sistema colonial,
Publicado em: 2007
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12. À luz dos vitrais, a história da arquidiocese de Vitória, Espírito Santo, no período entre 1979 e 1984, a partir da trajetória política de Dom João Batista da Mota e Albuquerque
À luz dos vitrais, esta dissertação apresenta a história da Arquidiocese de Vitória, no Espírito Santo, entre os anos de 1979 e 1984, por meio de um recorte biográfico a partir da historiografia contemporânea de Dom João Batista da Mota e Albuquerque, Arcebispo da Igreja de Vitória. A análise deste ator social, bem como de seu tempo e espaço, des
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2007