Ambientes Virtuais De Aprendizagem E Interacao
Mostrando 1-12 de 88 artigos, teses e dissertações.
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1. A Teoria da Atividade na Produção de Material Didático Digital Interativo de Matemática
Resumo Neste artigo discutimos o modo como a linguagem matemática formal, as tecnologias digitais, a internet, os ambientes virtuais de aprendizagem e a interação entre participantes de cursos a distância podem influenciar e transformar a produção de conhecimento em cursos a distância. Consideramos a pesquisa que deu origem a este artigo como um estud
Bolema. Publicado em: 02/12/2019
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2. A percepção do outro no ambiente virtual de aprendizagem: presença social e suas implicações para Educação a Distância
RESUMO O objetivo deste artigo foi delimitar o conceito de presença social e apontar suas implicações para a Educação a Distância (EAD). Presença social é um termo da Psicologia relacionado à percepção do indivíduo sobre a maneira como ele se sente na interação com os outros, na comunicação mediada por tecnologia. São apresentados estudos ac
Rev. Bras. Educ.. Publicado em: 2017-07
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3. AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA E AGENDA DE PESQUISA
RESUMO A Tecnologia da Informação (TI) pode ser um componente importante para a inovação, uma vez que permite a Educação a Distância (EaD) e pode fornecer condições a que a organização possa trabalhar com novos processos e negócios. Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) permitem a comunicação e interação entre professores e alunos em es
JISTEM J.Inf.Syst. Technol. Manag.. Publicado em: 2016-08
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4. Análise do uso de recursos de interação, colaboração e autoria em um ambiente virtual de aprendizagem para o ensino superior na área da saúde
Resumo O ensino superior nas ciências da saúde, espaço marcado pela presença de diferentes atores sociais (professor, aluno e paciente), requer cada vez mais a busca por práticas pedagógicas flexíveis, promotoras da construção compartilhada de conhecimentos, em espaços plurais e integradores, como os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). O obje
Ciênc. educ. (Bauru). Publicado em: 2016-06
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5. Estudo sobre o Uso do Moodle em Cursos de Especialização a Distância da Unifesp
RESUMO A sociedade absorve novidades tecnológicas cada vez mais rápido. Essa evolução vem influenciando todas as atividades humanas e as práticas pedagógicas. A incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação na educação proporcionou o surgimento dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. O presente artigo tem como objetivo estudar o uso
Rev. bras. educ. med.. Publicado em: 2015-12
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6. Arquitetura de ambientes virtuais de aprendizagem sob a ótica dos estudos bakhtinianos
Embasados nas concepções de forma arquitetônica de Bakhtin, procuramos demonstrar como as dimensões dos enunciados praticados nos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) estão diretamente ligadas ao design (concepção, idealização e forma), ou seja, à forma arquitetônica de realização, defendido como o design de um AVA, que pode propiciar (novos
Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. Publicado em: 2014-12
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7. Aprendizagem na educação online: análise de conceito
Objetivou-se clarificar o conceito aprendizagem na educação online, expresso pela literatura da área da saúde. Trata-se de um estudo de análise de conceito, baseado nas etapas do Modelo Evolucionário, destacando-se os atributos, antecedentes, consequentes e termos substitutos. No contexto do ensino online, a aprendizagem é expressa por um processo din
Rev. Bras. Enferm.. Publicado em: 2013-06
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8. Interfaces gráficas digitais em ambientes virtuais de aprendizagem: a usabilidade e experiência do usuário como fatores de melhoria no processo de ensino e aprendizagem
Esta dissertação tem como objetivo examinar os conceitos projetuais utilizados no desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem e relacionálos com o campo de estudo do Design, no que se refere a Usabilidade e Design da Experiência do Usuário, com o intuito de fornecer informações relevantes para o aprimoramento do processo ensino/aprendizagem
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/11/2012
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9. Aplicação da taxonomia dos objetivos educacionais a partir do uso dos registros do ambiente virtual de aprendizagem moodle: um estudo de caso de cursos realizados para organizações não governamentais pelo Projeto Prêmio Itaú Unicef
O trabalho se propõe a investigar de que forma os recursos de recolhimento de informações disponibilizados pelo sistema Moodle, como logs, relatório de atividades, perfil de usuário e questionários de avaliação, podem se tornar instrumento da avaliação de aprendizagem à luz da Taxonomia dos Objetivos Educacionais descrita por Benjamin Bloom como r
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/11/2012
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10. Presença plus : modelo de identificação de presença social em ambientes virtuais de ensino e aprendizagem
Este trabalho de tese apresenta o Modelo Presença Plus (PPlus) para identificação de pistas textuais denotadoras de presença social em interações discursivas feitas por alunos em fóruns e chats educacionais. O grau de presença social (PS) é um indicativo de como os sujeitos interagem entre si e com o ambiente de aprendizagem; sendo considerado, na l
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
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11. Percursos de leitura em FLE a distância
Esta pesquisa propõe uma análise do uso de ferramentas digitais, em especial do mapa mental, através de uma abordagem sócio-interacionista da leitura em FLE - Francês como língua estrangeira - como alternativa diferenciada de ensino- aprendizado. A partir deste preceito, foram discutidos aspectos do sócio-interacionismo, o conceito de letramentos e os
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
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12. Metodologia para o desenvolvimento de ambientes de realidade virtual adaptativos / A methodology for development of adaptive virtual reality environments
A Realidade Virtual (RV) em sua natureza tem como fator motivante realçar a interação e propiciar a evolução dos Ambientes Virtuais (AV), bem como estabelecer e expressar o diálogo entre os usuários de forma atrativa, nas mais diversas ambiências informacionais. Sendo considerada como a interface mais avançada e interativa, na qual possibilita apres
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/12/2011