A Origem Da Tragedia
Mostrando 1-12 de 12 artigos, teses e dissertações.
-
1. Sócrates e a autossupressão do socratismo em O nascimento da tragédia
Resumo O presente artigo discute o estatuto da figura de Sócrates em O nascimento da tragédia. Partindo da hipótese de que é insuficiente tratar de Sócrates apenas como antípoda de Nietzsche, como quer boa parte da fortuna crítica, desenvolvo a tese de que Sócrates é bem mais uma espécie de lente de aumento, a partir da qual o pensador analisa a or
Cad. Nietzsche. Publicado em: 16/05/2019
-
2. O sentimento trágico do século XIX
Resumo:Texto publicado no anuário carioca Almanaque Garnier, em 1904. Nele Araripe Júnior procura abordar o sentimento trágico do século XIX; para tanto, parte do primeiro livro do jovem Nietzsche, A origem da tragédia. O autor sustenta que o sentimento trágico encontrado na obra do jovem Nietzsche não corresponde ao sentimento trágico grego, mas ao
Cad. Nietzsche. Publicado em: 2015-06
-
3. Gabinete de Crise versus mídia: implicações para o diálogo com a comunidade
Nas últimas décadas, o estudo dos desastres naturais ganhou destaque na pesquisa acadêmica, dando origem a uma variedade de métodos para a avaliação da Comunicação do poder público com a comunidade. Mileti (1999) desenvolve um modelo para a gestão da Comunicação durante as catástrofes e estabelece as tarefas básicas do Gabinete de Crise na rela
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2013-12
-
4. Mímesis e tragédia em Platão e Aristóteles
A presente dissertação visa analisar os conceitos de mimesis e tragédia nas diferentes abordagens dos filósofos Platão e Aristóteles. O problema principal que condiciona a análise é a relação entre, de um lado, as obras de arte e, de outro, a realidade e os juízos morais. Esse problema é estudado através de uma análise dos principais textos nos
Publicado em: 2010
-
5. Jorge Andrade e a trilogia da procura
A proposta nesta tese é particularizar a discussão do texto literário dramático que, sendo manifestação artística, tem uma função social imanente ao seu sentido próprio, como representação de algo visto, vivido ou imaginado. A escrita dramática, que é também uma escrita literária, pertence ao domínio do teatro como encenação e como montage
Publicado em: 2010
-
6. Na trilha do poético : um caso de angústia da influência
A presente tese constitui-se da analise das relações de desapropriação e desleitura presente nos textos A origem da obra de arte e os hinos de Hölderlin: Germânia e o Reno, produzidos por Martin Heidegger nos anos de 1930. A partir da aplicação da metodologia crítica de Harold Bloom e do textualismo forte de Richard Rorty torna-se evidente que as le
Publicado em: 2010
-
7. Mito e história: A crítica do destino e da mera vida em Walter Benjamin (1916-1925). / Mythe et histoire: Une critique du destin et la vie simple de Walter Benjamin (1916-1925).
Esse trabalho procura entender a radicalidade crítica e política nos textos de juventude de Walter Benjamin. Nos escritos produzidos entre 1916 e 1925, a crítica do mito (Mythos) pela história (Geschichte) é a oposição fundamental que se desenvolve numa crítica da obra de arte e num plano de discussão ética. Nota-se que essa oposição não surge d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/07/2008
-
8. Metaphors of body : reflexions about language in the phylosopy of young Nietzsche / Metaforas do corpo : reflexões sobre o estatuto da linguagem na filosofia do jovem Nietzsche
O presente trabalho tem por objetivo analisar o estatuto da linguagem em três domínios da filosofia de juventude de Nietzsche: filosofia estética, teoria do conhecimento e moral. Para executar essa tarefa, propusemo-nos investigar fontes histórico-filosóficas utilizadas por Nietzsche como material preparatório de sua teoria da linguagem, fontes do per�
Publicado em: 2008
-
9. Media and social construction of knowledge: terrorist strike on report of two Brazilian daily newspapers. / Mídia e construção social do conhecimento: atentados terroristas no relato de dois jornais brasileiros
O conhecimento socialmente construído tem sido um tema explorado por estudiosos das Ciências Sociais, da Psicologia, e mesmo da Análise do Comportamento. Conhecimento socialmente construído é conhecimento que um indivíduo adquire do mundo por meio de descrições fornecidas pela comunidade verbal. Tal conhecimento é comportamento verbal que envolveria
Publicado em: 2006
-
10. O FILÓSOFO COMO MÉDICO DA CIVILIZAÇÃO: A LINGUAGEM COMO UM PHÁRMAKON NA FILOSOFIA DE NIETZSCHE / THE PHILOSOPHER AS CIVILIZATION`S PHYSICIAN: LANGUAGE AS PHÁRMAKON IN NIETZSCHE`S PHILOSOPHY
A associação que procuramos fazer entre a linguagem na filosofia de Nietzsche e a idéia do termo grego phármakon nos apareceu quando da leitura de O Nascimento da Tragédia. Segundo Nietzsche, a origem da tragédia se deu na busca de realizar a união da embriaguez com a lucidez, numa experiência de simultaneidade dos impulsos artísticos apolíneo e di
Publicado em: 2005
-
11. Niilismo em Nietzsche e a ambivalência em Baumam: uma leitura possível do modelo civilizatório ocidental
O esforço teórico/prático de pesquisa, materializado ao longo deste trabalho parte, num primeiro momento, do estudo do niilismo apontado por Friedrich W. Nietzsche nas origens e ao longo da constituição do modelo civilizatório ocidental, com suas contradições e contribuições à condição humana. Num segundo momento, a pesquisa enfoca o conceito co
Publicado em: 2003
-
12. O trágico e o moral em Nelson Rodrigues
No texto dramatúrgico, escrito para ser encenado, estão contidas, por meio das rubricas do artista dramaturgo, todas as diretrizes para sua concretização cênica, que ficará a cargo dos diretores e atores, artistas da encenação. Devido a esse fato singular que une duas formas artísticas distintas, a relação teatro e literatura apresenta-se íntima
Publicado em: 1998