Roteiro Cinema
Mostrando 1-12 de 63 artigos, teses e dissertações.
-
1. Afetos e sentidos no filme Girimunho (2011), de Clarissa Campolina e Helvécio Marins
Resumo O principal objetivo deste ensaio é analisar o filme Girimunho (2011), de Clarissa Campolina e Helvécio Marins, como uma experiência em si mesma. O filme é analisado em diálogo com análises fílmicas recentes que relacionam afeto e linguagem. O foco recai sobre o roteiro do filme, assim como sobre a luz, o som, a cor, o plano, os movimentos de c
Sociedade e Estado. Publicado em: 2022
-
2. Moonlight: a intertextualidade e o seu diálogo com a crítica genética na adaptação cinematográfica contemporânea
Resumo No universo da adaptação literária, a narrativa cinematográfica contemporânea cada vez mais ultrapassa a fronteira das relações entre as páginas de uma obra ficcional e as imagens de um filme. O cinema, tal qual o audiovisual que o cerca, constrói o seu discurso de modo convergente (JENKINS, 2006), buscando referenciais intertextuais e interd
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2021-08
-
3. Iniciativas e ações feministas no audiovisual brasileiro contemporâneo
Resumo: É possível afirmar que nos últimos dois anos a palavra feminismo adquiriu um novo peso, conquistando um espaço significativo nas redes sociais, na mídia e nas ruas. O audiovisual foi uma das áreas que acompanhou esta ascensão recente do feminismo, o que se materializou através de uma série de iniciativas focadas em reivindicar direitos e dis
Rev. Estud. Fem.. Publicado em: 2017-12
-
4. Análise do setor audiovisual do sul do Brasil sob a perspectiva da inovação
Resumo: Esta pesquisa objetivou identificar o modelo atual da produção do setor audiovisual, considerando as atividades de TV, vídeo e cinema, no estado do Rio Grande do Sul, aplicando o modelo da Hélice Tripla, em função dos declínios de investimentos públicos e privados, que deslocaram o estado para 11ª posição no setor na indústria criativa. C
Nova econ.. Publicado em: 2017-08
-
5. As espirais dos arquivos: Lento retorno e as paisagens de um filme sem telas1
Resumo O artigo apresenta, descreve e analisa o roteiro do filme Lento retorno, de Wim Wenders, que foi escrito em 1982 e nunca foi filmado. A obra é a adaptação homônima de uma tetralogia escrita por Peter Handke e representa uma guinada numa estética das paisagens, tanto na obra daquele cineasta alemão como na do escritor austríaco. Do roteiro, reti
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2016-12
-
6. Considerações sobre o bairro e a vizinhança a partir do filme Smoke
Resumo O presente artigo faz uma reflexão sobre o filme Smoke (Cortina de Fumaça), de 1995, de Paul Auster e Wayne Wang. A partir de uma obra de ficção, foi possível extrair elementos para uma leitura sobre a dinâmica urbana e as relações sociais que se estabelecem em torno de um comércio no Brooklyn, em Nova Iorque, Estados Unidos. Como fundamento
urbe, Rev. Bras. Gest. Urbana. Publicado em: 27/10/2016
-
7. 3 - A lagarta e o olhar: roteiro e plano cinematográficos numa experiência de extensão universitária
Parte do livro:Ver, fazer e viver cinema: experiências envolvendo curso de extensão universitária
Autor(es): Perinelli Neto, Humberto
Editora UNESP. Publicado em: 2016
-
8. Ver, fazer e viver cinema: experiências envolvendo curso de extensão universitária
Esta obra deriva de um curso de extensão dedicado a refletir sobre cinema e educação e, a partir daí, apresenta a convicção da importância da cultura nos processos educacionais, da linguagem fílmica para a formação docente, da promoção critica do conhecimento, enfim, da valorização de experiências que busquem a construção do diálogo entre o epistemológico, o estético, o político e o ético no campo do ensino. Trata-se de coletânea, composta por nove capítulos, cujos temas em foco se articulem de acordo com o propósito em questão: história do cinema, roteiro cinematográfico, plano cinematográfico, manuseio de câmera, edição de som, edição e imagem, experiências envolvendo mostra de curtas e site, experiência em sala de aula e formação docente e tecnologias. Em comum, buscaram os autores aqui agrupados destacar que a soma de esforços visa possibilitar uma nova forma de ver cinema, capaz de estimular o fazer de narrativas fílmicas e, mediante isso, oportunizar certo viver diferenciado dessa arte, ao incentivar sua apropriação, especialmente, para fins educativos.
Autor(es):
Editora UNESP. Publicado em: 2016
-
9. Em torno de cena e da sequência: problemas de categorização
ResumoNão existe consenso sobre o emprego dos termos "cena" e "sequência" na teoria e prática do roteiro cinematográfico. Para alguns, cena e sequência designam a mesma coisa: uma ação circunscrita a determinado tempo e lugar. Enquanto alguns autores explicam que uma sequência abarca uma ou mais cenas (FIELD, 1995; PARENT-ALTIER, 2004), outros adotam
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2015-12
-
10. Clássicos do cinema nas aulas de ciências - A física em 2001: uma odisseia no espaço
Quando se fala em usar ficção científica em aulas de física, o filme 2001: uma odisseia no espaço, dirigido por Stanley Kubrick, aparece como referência mais ou menos obrigatória. Nosso objetivo é argumentar que o interesse da comunidade de educadores em física por esse filme é consequência de uma escolha narrativa de Kubrick e de Arthur Clarke, o
Ciênc. educ. (Bauru). Publicado em: 2013
-
11. Documentário, falso e ciência : ancoragens e decolagens / Documentary, mock and science : anchors and takeoffs
Essa pesquisa propõe uma investigação sobre o documentário audiovisual e sua interlocução com o conceito de "falso", a partir de alguns filmes que se utilizam de narrativas que mesclam "ficção" com "documentário". Ao final, há uma proposta de roteiro de um falso documentário cujo tema é a ciência, o terceiro elemento que dialoga com os conceitos
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/08/2012
-
12. TEATRO ACESSÍVEL PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: A AUDIODESCRIÇÃO DE A VACA LELÉ / AFFORDABLE THEATRE FOR CHILDREN WITH VISUAL IMPAIRMENT: audio description FROM COW LELÉ
O objetivo deste trabalho é descrever o processo de audiodescrição (AD) para o teatro, verificando quais parâmetros de AD para cinema foram os mais utilizados na elaboração do roteiro de uma AD de teatro e quais novos parâmetros podem ser sugeridos para este outro meio semiótico. A AD é uma modalidade de tradução audiovisual intersemiótica, basea
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/08/2012