Popular Music
Mostrando 13-24 de 261 artigos, teses e dissertações.
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13. A cena musical paulistana: teatro musicado e canção popular na cidade de São Paulo (1914-1934) / The musical scene of São Paulo: musical theater and popular songs in the city of São Paulo (1914-1934)
Esta tese investiga as relações entre o teatro musicado e a canção popular na cidade de São Paulo entre 1914 e 1934, período que antecede e acompanha a consolidação do disco e do rádio no Brasil. Procura compreender a importância dos palcos paulistanos sob dois aspectos: de um lado, em sua relação com o processo mais amplo de formação da modern
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/09/2012
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14. De Petrópolis a Pasárgada : o cancioneiro de Guerra-Peixe : contextualização, processo criativo e análise / Petrópolis to Pasárgada : the songbook of Guerra-Peixe : constextualization, creative process and analysis
A obra de César Guerra-Peixe cumpriu notável trajetória dentro da história da música brasileira contemporânea. Nascida à luz de uma educação musical variada incluindo o convívio com a festa popular, ela cortejou o dodecafonismo, refutou-o num segundo momento e terminou entregando-se a uma das pesquisas folclóricas mais densas e sérias feitas sobr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/07/2012
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15. Canção de ninar brasileira: aproximações / Brazilian lullaby: approaches
A definição mais imediata para canção de ninar, uma das várias denominações brasileiras para este gênero poético-musical, é estabelecida por sua finalidade: canção feita para adormecer criança pequena; uma definição funcional,portanto. A análise do conteúdo poético e da forma destas canções permite identificar os elementos imprescindívei
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/04/2012
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16. Raul Seixas: um produtor de mestiçagens musicais e midiáticas
O objeto de estudo deste trabalho são as mestiçagens musicais e midiáticas produzidas por Raul Seixas em sua obra, em diálogo com a tradição híbrida da cultura. O Problema de Pesquisa é investigar Raul Seixas como um produtor de mestiçagens musicais que atua entre as mídias e os ambientes midiáticos, e como um tradutor da cultura livresca para a l
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/04/2012
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17. O discurso da diversidade : a definição da diferença a partir da world music / The discourse of diversity : the definition of difference through world music
A valorização contemporânea da diversidade revela um mundo atento à diferença. De fato, se um dia lutávamos pelo direito de sermos iguais, hoje, paradoxalmente, também clamamos pelo reconhecimento de nossas diferenças. Nesse sentido, vozes que discursam sobre essas diferenças hoje precisam ser ouvidas e ressoam pelo mundo ao habitarem o espaço glob
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 04/04/2012
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18. O estilo composicional de Marco Pereira presente na obra Samba Urbano. Uma abordagem a partir de suas principais influências: a música popular brasileira, o jazz e a música erudita / The composicional style of Marco Pereira on the music "Samba Urbano". An view by his principals influences: the popular brazilian music, the jazz and the scholar music
Tendo em vista um panorama da música popular brasileira contemporânea este trabalho tem o objetivo de apresentar o estilo composicional de Marco Pereira a partir de um estudo de caso da obra Samba Urbano, composta para violão solo em 1980. Marco Pereira apresenta como suas principais referências elementos da música erudita, do jazz, e da música popular
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/03/2012
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19. "Nuvem cigana" : a trajetória do Clube de Esquina no campo da MPB / "Gypsy cloud" : Corner Club¿s trajectory in the MPB
O trabalho aborda uma parcela da vasta e heterogênea trajetória do Clube da Esquina no campo da MPB (Música Popular Brasileira). Esse grupo de músicos, letristas e amigos, inicialmente gestado em Belo Horizonte/MG em meados dos anos 1960, atingiu o ápice fonográfico na primeira metade da década seguinte, conjugando um aguçado caráter experimental e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2012
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20. Da intenção ao gesto interpretativo: análise semiótica do canto popular brasileiro / From intention to interpretative gesture: semiotics analysis of the Brazilian popular singing
A canção popular brasileira, principal produto da nossa cultura midiática, vem obtendo reconhecimento nos meios acadêmicos nesses últimos anos, justificando o desenvolvimento de uma prática descritiva que se dedica a analisá-la: a Semiótica da Canção, desenvolvida por Luiz Tatit. Curiosamente, no entanto, o canto popular, principal veículo de mani
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/03/2012
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21. Da música folclórica à música mecânica. Uma história do conceito de música popular por intermédio de Mário de Andrade (1893-1945) / From folk music to the automatic music. A history popular music through the concept of Mário de Andarde (1893-1945)
A partir da revisão da obra musicológica do intelectual brasileiro Mário de Andrade (1893-1945) foram estudadas as características do conceito de música popular. Vislumbraram-se as complexidades que intervieram na construção desse conceito polissêmico por meio da comparação entre o pensamento musical de Mário de Andrade e de alguns colegas latino-
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/03/2012
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22. Roda de choro : processos educativos na convivência entre músicos
The objective of this research is to describe and understand the educational processes arising from the interaction between musicians in a roda de choro. Based on the experiences of the researcher, from the interaction with musicians and other musical friends in social musical practices and musical education environments, and the studies done in the research
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/03/2012
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23. Tua imagem permanece imaculada : Radamés Gnattali e seu arranjo para a valsa-canção " Lábios que beijei" / Your image remains : Radames Gnattali and their arrangement to the waltz-song "Lips that Kissed"
O presente trabalho investiga a valsa-canção "Lábios que beijei", composição da dupla J. Cascata (pseudônimo de Álvaro Nunes Filho, 1912-1961) e Leonel Azevedo (1908-1980), gravada em 1937 pela empresa RCA Victor na cidade do Rio de Janeiro. Essa foi uma gravação de grande sucesso e contribuiu para consolidar as carreiras de seu intérprete, o canto
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/02/2012
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24. A religiosidade na voz de Pena Branca e Xavantinho
Este estudo analisa a manifestação da religiosidade em algumas canções compostas e/ou interpretadas por Pena Branca e Xavantinho, observando a relação existente entre a expressão do sagrado e a poesia caipira. A análise do corpus (7 canções que fazem parte da discografia de dois homens simples do interior do Brasil) se revela um importante instrume
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/02/2012