Maracatu
Mostrando 1-12 de 35 artigos, teses e dissertações.
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1. A brincadeira, gênero mestiço: performance, dissensus e estética decolonial
Resumo Este texto propõe uma reflexão sobre a “brincadeira” como gênero de performance a partir de uma perspectiva que articula aisthesis, opção decolonial e política da estética, tentando contribuir diretamente ao novo campo das decolonial aesthetics. Uma etnografia do maracatu-de-baque-solto de Pernambuco, Brasil, agencia a reflexão teórica e
Vibrant, Virtual Braz. Anthr.. Publicado em: 24/07/2017
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2. As nações de maracatu e os grupos percussivos: as fronteiras identitárias
Este artigo objetiva discutir as diferenças entre os maracatus-nação e os grupos percussivos, tendo como referência os sentidos da palavra "nação", e como ela foi ressignificada ao longo dos séculos XIX e XX. Também busca estabelecer diferentes questões para entender o maracatu-nação, a exemplo das suas fronteiras com os grupos percussivos bem com
Afro-Ásia. Publicado em: 2014-06
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3. O ritual apresenta a sua complexidade: festividades, cortejos e maracatus
Através da análise de determinadas tipologias de fontes como: periódicos, revistas do Instituto Histórico, documentos oficiais, crônica de época e entrevistas, tivemos como objetivo principal nessa pesquisa perscrutar algumas manifestações culturais dentre elas, carnavais, congos e maracatus, as entendendo como momentos salutares de sociabilidade das
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/08/2011
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4. O videoclipe brasileiro pelo viés do Manguebeat : a contribuição do diretor
A presente pesquisa visa o resgate e o registro de uma mídia ainda raramente estudada no Brasil, o videoclipe - pois este quase sempre foi visto como uma mídia menor ou, apenas, uma ramificação comercial do vídeo - e o estudo do papel do seu diretor. Ao contrário do diretor cinematográfico, o diretor de videoclipes é diversas vezes relegado a segundo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/07/2011
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5. Instrumentation and orchestration in nationalism: a study of four representative works of the brasilian symphonic repertoire / Orquestração e instrumentação no nacionalismo: Um estudo de quatro obras representativas do repertório sinfônico brasileiro
This research analyzes the orchestration and instrumentation of four pieces that appear within the nationalist school of Brazil, looking for its external influences, creative processes, similarities, differences and particularities. The four works are: Série Brasileira (1888-1896) by Alberto Nepomuceno (1864-1920), Choros n10 (1926) by Heitor Villa-Lobos (1
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/03/2011
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6. Orquestração e instrumentação no nacionalismo: Um estudo de quatro obras representativas do repertório sinfônico brasileiro / Instrumentation and orchestration in nationalism: a study of four representative works of the brasilian symphonic repertoire
Este estudo investiga a orquestração e a instrumentação de quatro peças que se figuram dentro da escola nacionalista brasileira, com o objetivo de conhecer as influências externas, os traços criativos, semelhanças e suas particularidades. As quatro obras são: Série Brasileira (1888-1896) de Alberto Nepomuceno (1864-1920), Choros n10 (1926) de Heito
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/03/2011
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7. Gender and musical performance in Maracatus (PE) and Bumba Bois (MA)
Este artigo orienta-se pelas seguintes questões: Quais instrumentos homens e mulheres tocam no maracatu pernambucano e no bumba meu boi maranhense? Como são suas participações no canto e composição das músicas? Que significados e valores dão suporte a estas práticas e como se relacionam com o significado e valor da música nestas duas brincadeiras?
Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology. Publicado em: 2011-06
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8. Maracatunaíma musical semiotics, the Northeastern imaginary and the sound of Fortaleza
Este artigo discute que a Eletrocactus, uma banda de rock fundada em Fortaleza, Ceará, Brasil, busca construir novos imaginários regionais por meio da difusão de signos musicais pré-existentes em sua cidade, estado e nação, bem como tenta criar novos vocabulários musicais. Desse modo, eles participam de uma multiplicidade de discursos sobre identidade
Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology. Publicado em: 2011-06
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9. La tradition conjuguée au présent une ethnographie du spectacle AfroBrasil
O presente trabalho consiste numa pesquisa sobre os grupos de percussão brasileira instalados em Paris que em sua grande maioria se inspiram em três praticas musicais brasileiras: a escola de samba, o samba-reggae e o maracatu. A presença brasileira na música produzida por estes grupos, geralmente chamados de “batucadas”, pode ser observada em vário
Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology. Publicado em: 2011-06
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10. FormaÃÃo teatral e o encantamento da ancestralidade africana â caminhos e encruzilhadas para uma formaÃÃo assentada na cultura de matriz afrodescendente: culto Egungun e maracatu de Fortaleza
Esta pesquisa centra-se na Ancestralidade Africana. Estruturada nesse conceito busca elencar possibilidades para uma formaÃÃo teatral que nÃo invisibilize o pertencimento Ãtnico dos afrodescendentes. Partindo de um reconhecimento da forÃa poÃtico-imagÃtica do Culto Egungun e de uma vivÃncia no Maracatu NaÃÃo BaobÃ, num bairro de Fortaleza, foi pos
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/05/2010
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11. As histórias e culturas indígenas e as afro-brasileiras nas aulas de matemática
Inicialmente, é evidenciada a necessidade de implementação da Lei 11.645/08, que torna obrigatória a abordagem escolar das histórias e das culturas negras e indígenas. Em seguida, defende-se que: ressaltar tais culturas e histórias não implica vê-las fechadas em si mesmas; não é necessário estabelecer oposição frontal entre brancos, negros e í
Educação em Revista. Publicado em: 2009-08
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12. A Festa é de Maracatu: Cultura e Performance no Maracatu Cearense 1980-2002 / La Fete e de Maracatu: Culture e Performance au Maracatu Cearense 1980-2002
O maracatu fortalezense, encenação dramática multicultural, tem como substrato histórico e antropológico os rituais de coroação dos Reis de Congo que aconteciam no século XIX. Foi incorporado ao carnaval de rua em 1937, através do maracatu Az de Ouro. No contexto da festa, o cortejo performativo constituiu-se como complexo fenômeno cultural pelas c
Publicado em: 2009