Conto De Fadas
Mostrando 1-12 de 42 artigos, teses e dissertações.
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1. O MUNDO DE OZ DE L. FRANK BAUM: CONTO DE FADAS MODERNIZADO, UTOPIA NORTE-AMERICANA OU ALTA FANTASIA AVANT LA LETTRE?
Resumo Na introdução de O Maravilhoso Mágico de Oz (1900), L. Frank Baum declara sua intenção de inaugurar um novo tipo de conto de fadas, ao mesmo tempo mais moderno e mais americano. O resultado de seu projeto se traduz pela criação de um universo complexo, que se expande ao longo de treze sequências e obras derivadas, alcançando imenso sucesso mi
Ilha Desterro. Publicado em: 2021-04
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2. O livro ilustrado de conto de fadas metatextual e metaficcional como reinvenção do conto Chapeuzinho Vermelho dos Irmãos Grimm
Resumo É próprio do conto de fadas ser ilustrado, encenado, reinventado e adaptado de várias maneiras, com destaque para suas recriações verbovisuais na forma de livros ilustrados de contos de fadas. No presente trabalho, analisamos a obra metatextual e metaficcional Caperucita Roja (tal y como se lo contaron a Jorge), de Luis María Pescetti e Alejandr
Pandaemonium ger.. Publicado em: 2020-05
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3. De (re)conto e (des)encanto: uma leitura de Fita verde no cabelo
Resumo Fita verde no cabelo: nova velha história, conto de Guimarães Rosa, apresenta uma leitura de Chapeuzinho Vermelho. Como indica o subtítulo - nova velha história -, a narrativa rosiana ressignifica as versões tradicionais de Chapeuzinho, projetando a história em meio à perplexidade do mundo contemporâneo, desconstruindo certezas, deslocando fan
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 31/10/2019
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4. Conto de fadas
Let. Hoje. Publicado em: 2017-06
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5. Contos de fadas da memória em Baú de ossos, de Pedro Nava
resumo Situada em relação à problematização pós-moderna do conhecimento histórico, a prosa memorialística, mesmo se transformada em arte, tem sido descrita em relação à memória, mais que em relação à história. Baseado em um criticismo biográfico e histórico, este artigo pretende discutir a presença dos contos de fadas nos escritos de Pedro
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2017-04
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6. "E a Bela dançou...": subvertendo o belo feminino dos contos de fadas
Resumo: Este trabalho pretende demonstrar como Barbara G. Walker e Angela Carter subvertem, de forma nada convencional, noções de beleza feminina, típicas dos contos de fadas, ao relerem a versão canônica do conto "A Bela e a Fera", de Madame Jeanne-MarieLeprince de Beaumont em "Uglyand The Beast" e em "The Tiger's Bride", respectivamente, a partir de u
Rev. Estud. Fem.. Publicado em: 2016-04
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7. Casamaneto ou Carcere
Quando penso no casamento, penso em algo belo de conto de fadas um mito, como muitos livros ou revistas descrevem cada passo do acontecimento, flores, roupas lindas, festa, escolha da musica e frase que mais marcou até aquele acontecimento, fotos bonito que marcou cada fase do namoro, e noivado, e tudo ainda vai além como a escolha das alianças, moveis, c
Publicado em: 24/08/2013
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8. Trouxeste a chave? Embarcando na fantasia da casa da madrinha / "Have you brought the key?" Going aboard the enchanted world of godmother s house
É da natureza do ser humano encantar-se, ao menos em determinada fase da vida, pela narrativa de um conto de fadas, deixando-se levar pela fantasia da Literatura, acreditando que nas páginas de um livro tudo é possível. Essa crença na fantasia, no entanto, pode não lhes acompanhar a vida toda, uma vez que a passagem da infância para a adolescência e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/10/2011
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9. A mulher como personagem nos contos de fadas e na publicidade
O presente estudo aborda as relações existentes entre as personagens dos contos Branca da Neve e Cinderela com as personagens de anúncios publicitários. Para a realização desta pesquisa primeiramente foi apresentado o referencial teórico dos seguintes temas: contos de fadas, mulher e publicidade. Após foi exposta a análise de seis anúncios feminino
Publicado em: 2011
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10. A transformação da moralidade nas releituras teatrais de contos maravilhosos
Este trabalho tem como objetivo refletir acerca da transformação da moralidade nas releituras teatrais dos contos de fadas especialmente na cidade de Porto Alegre no período de 2005 a 2010. Para tanto, recupera as especificidades desse tipo narrativo, os relacionado com o teatro infantil, principalmente no que se refere à forma pedagógica como tais mont
Publicado em: 2011
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11. Quem conta um conto... aumenta um ponto! marcas textuais nas escritas infantis
O presente trabalho decorre das experiências do Estágio de Docência do Curso de Pedagogia da UFRGS, realizado em uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual da cidade de Porto Alegre/RS, em 2010/1. Neste período foi desenvolvido um projeto de leitura e escrita baseado em versões dos contos de fadas clássicos. Desta prátic
Publicado em: 2011
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12. Chapeuzinho vermelho e Caperucita roja: uma investigação de reescritas com base na representação (visual) de atores sociais e na representação da ação social.
Esta tese parte do conceito de reescrita de Lefevere (2007) para, sob uma perspectiva linguística dos estudos da tradução, investigar reescritas de contos de fadas em português do Brasil e em espanhol da Argentina. A tradução é vista por Lefevere como um dos muitos tipos de reescritas, e o tradutor (bem como qualquer outro reescritor) como um intermed
Publicado em: 2011