Quality of minimally processed Formosa papaya using edible coatings / Qualidade de mamão Formosaminimamente processado utilizando revestimentos comestíveis

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de revestimentos comestíveis na qualidade de mamão Formosaminimamente processado durante armazenamento a 5°C por 15 dias. Os tratamentos foram: o controle, e os seguintes revestimentos: amido de arroz 3%, alginato de sódio 0,5% e carboximetilcelulose 0,25%. O uso de revestimentos causou alterações nos parâmetros físicos, físico-químicos e microbiológicos do mamão minimamente processado, quando comparado ao controle. As alterações mais importantes foram: menor contagem de coliformes totais; menor respiração dos mamões tratados com amido de arroz e maior dos tratados com carboximetilcelulose, ao longo do tempo; menor descoloração da polpa dos frutos ao longo do armazenamento; maior manutenção da firmeza das amostras tratadas com carboximetilcelulose; e redução do teor de sólidos solúveis e aumento da acidez titulável. Os revestimentos não afetaram os atributos sensoriais. Como a maioria dos efeitos positivos das coberturas ocorreu no 12° e 15° dias e, considerando o custo da tecnologia relacionado ao preço dos revestimentos, a melhor opção, até 9 dias de armazenamento, consiste em fazer apenas uma boa sanitização dos frutos, como feito no controle. No entanto, se o interesse for preservar a vida útil dos mamões por um período maior, até 15 dias, os revestimentos testados podem ser utilizados com resultados satisfatórios.

ASSUNTO(S)

armazenagem de alimentos biofilmes biofilms conservação de alimentos food preservation food processing food storage mamão - qualidade - revestimentos papaya quality - coatings processamento de alimentos shelf life. vida-de-prateleira.

Documentos Relacionados