Memória &exílio: o cinema de Vladimir Carvalho
AUTOR(ES)
Hudson da Cunha Moura
DATA DE PUBLICAÇÃO
1996
RESUMO
As duas obras de Vladimir Carvalho, O pais de São Saruê (1971) e Conterrâneos velhos de guerra (1992), analisadas nesta dissertação de mestrado, narram o sertanejo nordestino em dois momentos de um único deslocamento: a procura de adaptação e da conquista da terra. No primeiro filme ele fala sobre um tempo áureo como uma construção utópica e a iminência de seu deslocamento para fora do campo, no segundo ele acompanha esse deslocamento para a cidade. O sonho do reino encantado é perseguido pelo nordestino no campo e na cidade. O trabalho mostra como o cinema-documentário representa, no seu tempo e espaço, a memória e o exílio. Vladimir Carvalho enfatiza que a memória do sertanejo é muito forte e presente em seu dia a dia. A utopia da Terra prometida ainda persiste e pode deflagrar um movimento de luta pelo espaço. A memória pode aventar-se no tempo, e ser impulsionadora de um devir com base no sonho do passado. O exílio é o lugar privilegiado de rememoração do passado; e da frustração ou da redenção do sonho
ASSUNTO(S)
comunicacao e semiotica sertanejo comunicacao carvalho, vladimir 1935- -- critica e interpretacao documentario (cinema) nordestino
ACESSO AO ARTIGO
http://www.sapientia.pucsp.br//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5994Documentos Relacionados
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