Arte Filosofia Teses
Mostrando 1-12 de 40 artigos, teses e dissertações.
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1. Contribuições a um pensar sociológico sobre a deficiência
Ao longo da história moderna a deficiência tem sido fundamentalmente descrita pelo saber médico. No presente trabalho nos proporemos a investigar a importância da teoria em direção a compreensão do fenômeno aludido sobre outras bases que não as hegemonicamente veiculadas, na medida em que partimos do pressuposto que apenas um movimento guiado por um
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/07/2012
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2. Por uma genealogia da justiça trágica: o direito e a justiça na idade trágica dos gregos a partir do perspectivismo de Friedrich Nietzsche
Esta pesquisa tem por objetivo empreender uma Genealogia do Direito e da Justiça conjuntamente com o Perspectivismo de Friedrich Nietzsche, visando, a partir da sua crítica ao Conhecimento e à Verdade, arquitetar o que poderia ser chamada de uma Justiça Trágica sob as bases deste pensamento filosófico único e negligenciado pela Filosofia do Direito. M
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/03/2012
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3. Literatura e performance: incursões teóricas a partir da escrita literária de Lemebel, Lispector, Prata e Saer
Nesta tese, a partir da leitura de obras dos escritores Antônio Prata (Brasil), Clarice Lispector (Brasil), Juan José Saer (Argentina) e Pedro Lemebel (Chile), do delineamento de uma genealogia não exaustiva dos usos do termo performance e de alguns estudos já existentes sobre escrita performática, de uma aproximação dialógica com algumas reflexões
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/02/2012
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4. Subjetividade, ideias e coisas : estudo crítico e tradução da primenra parte da Lógica de Port-Royal, I-VIII / Subjectivity, ideas and things: a critical study of the first part of the logic of Port-Royal, I-VIII and the translation of the first part
Estudo crítico e tradução da Primeira Parte da Lógica ou A Arte de Pensar, que ficou conhecida como Lógica de Port-Royal (1683), para a língua portuguesa. O estudo volta-se para a análise dos capítulos I a VIII da Primeira Parte e visa a explicitar o caráter híbrido desse manual de lógica, estruturado com o formato dos manuais de lógica escolást
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
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5. Imagens de morte como manifestação do erótico
Esta dissertação versa sobre as possíveis relações entre morte e erotismo no campo da imagem. Tais considerações fundamentam-se no pensamento do pensador francês Georges Bataille, para quem o erotismo, a morte e o sagrado são três aspectos indissociáveis do homem que se manifestam na arte. No primeiro capítulo, será realizado um breve histórico
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/10/2011
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6. Artista - corpo - cidade - política - arte: relatos sobre Artur Barrio e sua obra
Durante as décadas de 1960 e 1970, momento em que diversos países latino-americanos viviam sob regimes ditatoriais, importantes e contundentes manifestações artísticas se desenvolveram. Diferenciando-se da produção em curso na América do Norte e na Europa, os artistas que atuavam no Brasil e na América Latina reagiam a um panorama de coerções, per
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/08/2011
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7. A imagem conceitual: uma contribuição ao estudo da arte contemporânea
O estudo que realizamos sobre a imagem conceitual buscou revelar uma categoria de arte, presente na arte contemporânea dos anos 1960 e 1970, que até agora não havia sido devidamente percebida. A imagem conceitual é um tipo de imagem em que se visualizam conceitos, dá visibilidade às idéias em arte e por isso é obra, e não apenas registro. Identifica
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/08/2011
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8. O conhecimento epistemológico e o conhecimento em arte: análise de paradigmas do século XXI sob enfoque transdisciplinar
Esta tese aborda interlocuções entre o conhecimento em Arte/Educação e em Ensino de Arte com possíveis abordagens a partir de paradigmas contemporâneos em Filosofia da Arte, Sociologia da Arte, Psicologia Cognitiva e Ciências Psicológicas. Propõe o conceito de Objeto Estendido para o Ensino de Arte. Discute, a partir de referências textuais, aspect
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/07/2011
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9. A filosofia da arte de Arthur Danto: um estudo a partir de Deleuze e Guattari / The philosophy of art of Arthur Danto: a study from Deleuze and Guattari
O objetivo principal deste trabalho será investigar algumas das teses de Arthur Danto, que reconhece nas práticas artísticas contemporâneas um ponto de inflexão a partir do qual um novo paradigma artístico, ainda hoje em plena vigência, teria se imposto. Abordaremos a obra de Danto a partir do ponto de vista de Gilles Deleuze e Felix Guattari, que em
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/02/2011
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10. Observatório: por uma materialidade da imagem na arte
Having, as main focus, the perception of the image materiality, this research tries to explore the space where image production is settled within the plastic arts, joining different procedures going from the simple nature observation and the use it makes of the technological, analogical and digital resources, always aiming to make evident the touchtability o
Publicado em: 2011
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11. Diferença e sensibilidade em Gilles Deleuze
Abordamos o problema da arte na filosofia de Deleuze através de uma contextualização da sensibilidade em um projeto de pensar a diferença nela mesma. Na introdução, abordamos o procedimento utilizado por Deleuze para fazer sua história da filosofia. Logo após, mostramos como Deleuze desenvolveu uma crítica da analogia através de sua leitura do mét
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/12/2010
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12. O desaparecimento da aura em Walter Benjamin
Esta dissertação trata do processo do desaparecimento da aura das obras de arte apontado por Walter Benjamin. Para uma melhor explicitação deste processo, devemos partir primeiramente da própria definição do conceito de aura, considerando todas as suas imprecisões e ambigüidades, e, por conseguinte, analisar as condições que favorecem a sua dissol
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/09/2010