Willy Correa De Oliveira
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1. Tabulae scriptae: a metalinguagem e as trajetórias de Henri Pousseur e Willy Corrêa de Oliveira
Maurício Funcia de Bonis faz aqui uma reflexão sobre a música erudita na atualidade, em que o gênero parece ter silenciado, restando de sonoro somente a “relação com os criadores do passado”. Ele toma como contrapartida a esse cenário a atuação ao mesmo tempo crítica e criativa de dois compositores contemporâneos: o belga Henri Pousseur (1929-2009) e o brasileiro Willy Corrêa de Oliveira (1938). A expressão latina aplicada ao título do livro tabulae scriptae (tábuas escritas), explica o autor, remete à ênfase sobre a metalinguagem como profissão de fé na obra e no pensamento de ambos os artistas, que recusam a tendência à tabula rasa (tábuas vazias), “à eliminação de uma relação consciente com a história, na música de seu tempo”. A obra divide-se em três partes. O primeiro capítulo situa o terrenodo qual partiram as reflexões e os trabalhos daqueles compositores, fundamentando suas bases teóricas. Os capítulos seguintes retratam suas trajetórias artísticas. Compõem o livro ainda uma entrevista feita pelo autor em 2012 com Willy Corrêa, além de relações de obras de Pousseur e Willy, organizadas pelos próprios compositores. Contribuição para pesquisas futuras, esses anexos complementam a exposição do autor ao situarem as transformações ocorridas nos percursos criativos dos artistas ao longo do tempo.
Autor(es): Bonis, Maurício Funcia de
Editora UNESP. Publicado em: 2014
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2. Introdução
Parte do livro:Tabulae scriptae: a metalinguagem e as trajetórias de Henri Pousseur e Willy Corrêa de Oliveira
Autor(es): Bonis, Maurício Fincia de
Editora UNESP. Publicado em: 2014
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3. Conclusões
Parte do livro:Tabulae scriptae: a metalinguagem e as trajetórias de Henri Pousseur e Willy Corrêa de Oliveira
Autor(es): Bonis, Maurício Fincia de
Editora UNESP. Publicado em: 2014
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4. Anexos
Parte do livro:Tabulae scriptae: a metalinguagem e as trajetórias de Henri Pousseur e Willy Corrêa de Oliveira
Autor(es): Bonis, Maurício Fincia de
Editora UNESP. Publicado em: 2014
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5. Referências bibliográficas
Parte do livro:Tabulae scriptae: a metalinguagem e as trajetórias de Henri Pousseur e Willy Corrêa de Oliveira
Autor(es): Bonis, Maurício Fincia de
Editora UNESP. Publicado em: 2014
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6. 2 - Primeiro esboço de retrato
Parte do livro:Tabulae scriptae: a metalinguagem e as trajetórias de Henri Pousseur e Willy Corrêa de Oliveira
Autor(es): Bonis, Maurício Fincia de
Editora UNESP. Publicado em: 2014
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7. 3 - Segundo esboço de retrato
Parte do livro:Tabulae scriptae: a metalinguagem e as trajetórias de Henri Pousseur e Willy Corrêa de Oliveira
Autor(es): Bonis, Maurício Fincia de
Editora UNESP. Publicado em: 2014
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8. 1 - O passado como vocabulário
Parte do livro:Tabulae scriptae: a metalinguagem e as trajetórias de Henri Pousseur e Willy Corrêa de Oliveira
Autor(es): Bonis, Maurício Fincia de
Editora UNESP. Publicado em: 2014
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9. Front Matter / Elementos Pré-textuais / Páginas Iniciales
Parte do livro:Tabulae scriptae: a metalinguagem e as trajetórias de Henri Pousseur e Willy Corrêa de Oliveira
Autor(es): Bonis, Maurício Fincia de
Editora UNESP. Publicado em: 2014
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10. De como La Llorona se tornou um Miserere de Willy Corrêa de Oliveira
Em nossa pesquisa sobre o ciclo de peças para piano Miserere, de Willy Corrêa de Oliveira (DE BONIS, 2010) discutimos uma série de procedimentos composicionais pertinentes a essa obra e à produção do compositor em geral, a saber: a metalinguagem, a relação com as artes plásticas, a condensação de ideias, a superposição de citações à maneira d
Per musi. Publicado em: 2013-06
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11. Musica cenica para piano : cinco peças brasileiras
This work intends to investigate the scenic music for piano made in Brazil during the twentieth century, especially in the period around the 19705, verifying the possibilities of performance of this kind of music and contributing for research and education practices of Brazilian contemporary music as well as divulge this repertoire. Five representative piece
Publicado em: 2002