Wenders Wim
Mostrando 1-10 de 10 artigos, teses e dissertações.
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1. Elogio do anacronismo: afetos, memórias, experiências, em Asas do Desejo , de Wim Wenders
RESUMO Tomando como objeto o filme “Asas do desejo", de Wim Wenders, o presente trabalho analisa um conjunto de questões estéticas e políticas do nosso tempo, considerando, por paradoxal que seja, o caráter anacrônico daquela obra. Procura um diagnóstico do tempo em dois momentos, o da Guerra Fria e o das condições subjetivas em uma cidade, Berlim,
Educ. rev.. Publicado em: 02/05/2019
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2. Pina Bausch e Café Müller no Cinema: a mise-en-scène da copresença do corpo e dos olhos fechados
Resumo: O artigo pretende refletir sobre a questão da copresença do corpo dançante no excerto Café Müller, de Pina Bausch, sob o olhar cinematográfico de Wim Wenders em Pina (2011). Como ancoragem teórica, traz-se à cena o ensaísta e cineasta Jean-Louis Comolli ‒ mise-en-scène, representação, copresença ‒ e a filosofia do cinema da diferenç
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2018-09
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3. Estilhaços da Frase Fílmica: a dramaturgia intermedial de Peter Handke
Resumo: O artigo realiza uma análise do conjunto da primeira fase da obra do escritor Peter Handke. Parte-se de um ensaio teórico elaborado pelo próprio Handke para dele destacar sua concepção de frase fílmica. Ao longo das análises de diversas obras constata-se como essa percepção estética perpassou seu teatro, seus romances, seu filme de estreia
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2017-08
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4. As espirais dos arquivos: Lento retorno e as paisagens de um filme sem telas1
Resumo O artigo apresenta, descreve e analisa o roteiro do filme Lento retorno, de Wim Wenders, que foi escrito em 1982 e nunca foi filmado. A obra é a adaptação homônima de uma tetralogia escrita por Peter Handke e representa uma guinada numa estética das paisagens, tanto na obra daquele cineasta alemão como na do escritor austríaco. Do roteiro, reti
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2016-12
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5. Mímese do tempo: projeções temporais em um homem com uma câmera e Tokyo-Ga
Esta dissertação analisa os filmes Um homem com uma câmera (1929), de Dziga Vertov, e Tokyo-Ga (1985), de Wim Wenders, em sua relação com a temporalidade e a historicidade da época em que foram realizados. São abordados paralelamente aspectos históricos e estéticos, sendo utilizadas categorias históricas como regime de historicidade, proposta por F
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/12/2011
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6. Exercícios do olhar : a fotografia na educação infantil
O projeto exercícios do olhar surgiu a partir da união de experiências pessoais no âmbito da educação, da fotografia e das artes visuais. Teve por objetivo desenvolver práticas que favorecessem a experiência de ver com atenção, registrar, sensibilizar o olhar. Como proposta educativa, buscou experiências junto à crianças de três a seis anos a p
Publicado em: 2011
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7. Imagens de uma dança amorosa em Asas do Desejo de Wim Wenders, ou de como o cuidado de si transforma a idéia de educação
Inicialmente, como numa dança de escritura, este trabalho aproxima Amor, tomando o Eros em O Banquete de Platão, e Educação, para, em seguida, aproximar, a guisa de problematização, duas imagens distantes cronologicamente: o cuidado de si, conceito bastante difundido na cultura grega antiga e trabalhado por Michel Foucault em A Hermenêutica do Sujeito
Publicado em: 2009
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8. An imagined extreme orient: orientalisms in western cinema / O extremo Oriente imaginado: uma introdução ao estudo dos orientalismos no cinema ocidental
With a curatorship of images, the dissertation studies the representations of the Far East in western cinema, focusing in the examples of the following films: Tokyo-Ga, from Wim Wenders (1985), The Pillow Book, from Peter Greenaway (1994) and Kill Bill, Chapter 1 &2 from Quentin Tarantino (2003/2004). Western cinema created image-representations of the Far E
Publicado em: 2006
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9. Olhares sobre a adaptação cinematográfica de o jogo de Ripley em o amigo americano.
Esta dissertação visa à realização de uma análise da questão da adaptação cinematográfica do ponto de vista de uma tradução intersemiótica. Para isso, utilizam-se conceitos da semiótica peirciana, em especial as noções de ícone, índice e símbolo, na sua relação com as noções de transcriação (tradução icônica), transposição (trad
Publicado em: 2005
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10. A paisagem no cinema de Wim Wenders
A proposta dessa dissertação é mostrar como a paisagem é tratada no cinema de Wim Wenders nos filmes em preto e branco, chamados de grupo A, nos filmes coloridos, do grupo B e nos filmes que denominamos de mistos, porque são realizados em p&b e cores. Relacionamos os temas e a proposta cinematográfica dos filmes em p&b a uma visão de mundo e de cinema
Publicado em: 1998