W G Sebald
Mostrando 1-8 de 8 artigos, teses e dissertações.
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1. Cenas de leitura em Silviano Santiago
Resumo O objetivo do artigo é refletir acerca do papel da leitura na obra de Silviano Santiago. A primeira seção do trabalho é dedicada a apresentar um panorama dos usos da leitura e da figura do leitor em Silviano Santiago, tanto em sua obra ficcional quanto em sua obra ensaística, salientando a importância dos processos afetivos na escolha e no uso d
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 20/05/2019
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2. A pós-memória em Patrick Modiano e W.G. Sebald
O artigo aborda a questão da pós-memória da chamada Segunda Geração através da análise dos romances Uma rua de Roma (Rue des boutiques obscures, 1978), de Patrick Modiano, e Austerlitz (Austerlitz, 2001) de W.G. Sebald. Patrick Modiano (nascido em 1945) é um escritor francês, cujo pai judeu (sobre)viveu na Paris ocupada enquanto W.G. Sebald (1944-20
Alea. Publicado em: 2013-06
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3. As sombras do real em Austerlitz: investigação sobre a fotografia em W.G. Sebald / The shadow of reality in Austerlitz: an investigation about the photography in W. G. Sebald
No ano de 2001, foi publicado o último livro do já então célebre escritor alemão W. G. Sebald, Austerlitz. Marcado pela digressão, pelo tom melancólico, pelo emprego de remissões factuais e pelo uso de fotografias, o livro se caracteriza como um gênero híbrido entre o factual e o fictional, que também pode ser denominado de autoficção. A present
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/03/2012
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4. Histórias da Arquitetura ou Arquiteturas da História: uma leitura de Austerlitz, de W. G. Sebald
Na tradição literária do século XIX, as imagens romanescas da arquitetura e da decoração de interiores estavam ligadas a uma tentativa de cópia fiel do real, sob pretexto de um pretenso apagamento do caráter representativo da própria linguagem. No entanto, W. G. Sebald, no romance Austerlitz, faz um diferente uso dessas metáforas, com grande rendim
Pandaemonium Germanicum. Publicado em: 2011-12
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5. Alucinações e alegorias: W. G. Sebald se recorda de W. Benjamin, leitor de Paris
A partir de uma leitura de Austerlitz, de W. G. Sebald, o autor examina o jogo complexo de remissões e correspondências entre o romance do autor alemão e autores e temas clássicos da literatura europeia do século XIX.
Novos Estudos - CEBRAP. Publicado em: 2011-03
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6. "And what is there does not destroy the memory": history, memory and fiction in the work of WG Sebald / 'E o que resta não destrói a memória': história, memória e ficção na obra de W. G. Sebald
The aim of this dissertation is to analyze how German writer W.G. Sebald (1944-2001) talks about History, Memory and Fiction in his four prose books. The narratives of this author act by collecting several trails and fragments from the past through encounters with people, images, objects landscapes and places of memory - something that recall us of the histo
Publicado em: 2010
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7. A impermanência do processo: poeira, caminhos, objetos / The process impermanence: dust, ways, objects
Essa dissertação levanta um conjunto de questões relacionadas à reflexão do processo artístico. Focando em conceitos como poeira, melancolia, flânerie e memória, foi desenvolvido um diálogo entre Walter Benjamin, W.G. Sebald, Georges Perec, Susan Sontag, Georges Bataille e Giorgio Agamben e, também, foram pesquisados os trabalhos de Marcel Duchamp,
Publicado em: 2009
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8. BODY AMONG RELICS: ARCHIVE AND PICTURE IN CONTEMPORARY LITERATURE / CORPO ENTRE RELÍQUIAS: ARQUIVO E IMAGEM NA LITERATURA CONTEMPORÂNEA
A dissertação apresenta um estudo, através da leitura de obras de Pedro Nava, Valêncio Xavier e W.G. Sebald, sobre a relação entre o arquivo e a literatura, concentrando o foco sobre obras contemporâneas de cunho memorial que investem na inserção de objetos de arquivo e documentos como parte da obra literária, tanto implicitamente, na elaboração
Publicado em: 2009