Voronoi Diagram
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1. The air transportation hub-and-spoke design problem: comparison between a continuous and a discrete solution method
The hub-and-spoke network design problem, also known as the hub location problem, aims to find the concentration points in a given network flow so that the sum of the distances of the linkages is minimized. In this work, we compare discrete solutions of this problem, given by the branch-and-cut method applied to the p-hub median model, with continuous soluti
Pesqui. Oper.. Publicado em: 25/10/2013
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2. Estimativa de erros no cálculo de gradientes em malhas de Voronoi / Estimation error in the calculation of gradients in Voronoi meshes
O presente trabalho propõe analisar metodologias para o cálculo do gradiente em malhas não-estruturadas do tipo Voronoi que são utilizadas no método de Volumes Finitos. Quatro metodologias para o cálculo do gradiente são testadas e comparadas com soluções analíticas. As técnicas utilizadas são: Método do Balanço de Forças, Método do Mínimo R
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/03/2012
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3. Métrica para avaliação da inconsistência hidrológica de terrenos representados por MDE / Metric for evaluate the hydrological inconsistency of terrains represented by DEM
This paper presents a method to evaluate the hydrologic inconsistencies in terrain represented by digital elevation model. This method becomes important because of the widespread use of GIS in the hydrology area and hydrological consistency of digital terrain models have received attention of many researchers. Currently checking the model hydrologic consiste
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/02/2012
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4. Real-time path planning in large dynamic environments based on a Voronoi diagram / Planejamento de caminho em grandes ambientes em tempo real baseado no diagrama de voronoi dinâmico
Planejamento de caminho é a habilidade de encontrar um caminho livre de obst áculos a partir de uma posição inicial arbitrária até uma posição nal dada. Uma limitação no momento de procurar este caminho, é o tamanho do ambiente onde a busca é realizada. Grandes ambientes aumentam o tempo computacional de algoritmos para um nível indesejado. Nest
Publicado em: 2011
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5. Representação da área de responsabilidade de jogadores de futebol através do Diagrama de Voronoi / Representation of football players responsability areas through Voronoi Diagram
O desempenho de jogadores de futebol de elite durante uma partida é diretamente influenciado por fatores físicos, psicológicos, técnicos, táticos e entre outros. Um suporte científico capaz de buscar e aplicar metodologias que quantifiquem esses fatores é uma fonte importante de informações para que técnicos e treinadores tenham melhores condiçõe
Publicado em: 2011
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6. Regular triangulations and applications / Triangulações regulares e aplicações
A triangulação de Delaunay de um conjunto de pontos é uma importante entidade geométrica cujas aplicações abrangem diversas áreas da ciência. Triangulações regulares, que podem ser vistas como uma generalização da triangulação de Delaunay, onde pesos são associados aos vértices, também têm sido aplicadas em diversos problemas como reconstru
Publicado em: 2008
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7. Reconstrução de superfícies a partir de nuvens de pontos / Surface Reconstruction from Unorganized Points
Representações computacionais de formas podem ser criadas em ferramentas CAD ou geradas a partir de um objeto físico já existente. Esta última abordagem oferece como vantagens rapidez e fidelidade ao objeto original, que são os aspectos fundamentais em muitas aplicações, como Simulações Numéricas de Equações Diferenciais Parciais e Imagens Médi
Publicado em: 2004
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8. Problemas de proximidade e de caminhos minimos em superficies poliedricas
Shortest Path Planning is the field of Computational Geometry that concerns the determination of feasible shortest paths from a point to another in a given environment. We deal with a directed shortest path problem (DFGP) that minimizes the total work spent to move a body on a polyhedral surface with constant friction coefficient and constant slope in each f
Publicado em: 1998