Vivencia De Criacao Do Artista
Mostrando 1-7 de 7 artigos, teses e dissertações.
-
1. Contextos para a dança : arte-psicologia-educação : caminhos do corpo sensível / Contexts for dance : Art-Psychology-Education : Paths to the sensitive body
Esta dissertação tomou forma a partir da pesquisa que envolveu a reconstituição de minha trajetória profissional na dança. Adoto o formato relato para revelar os principais processos vivenciados na área artística e pedagógica, porém, busco contemplar mais do que a descrição objetiva das experiências. Abarco a compreensão de caminhos e "descamin
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/02/2010
-
2. Expressividade cênica pelo fluxo percepção/ação : o sistema Laban/Bartenieff no desenvolviemtno somático e na criação em dança / Scenic expressivity through perception/aaction : Laban/Bartenieff s system for somatic development and creation in dance
Abrangendo as vias da prática artística e reflexão teórica, esta pesquisa propõe-se a investigar a construção do saber expressivo do artista da dança. Avalia brevemente modos de se ensinar e criar a dança cênica, para reconhecer as necessidades de o artista ser, hoje, um intérprete-criador da sua linguagem expressiva. Ressalta a importância, para
Publicado em: 2010
-
3. Body-Mind Centering® e o sentido do movimento em (des)equilíbrio : princípios e técnicas elementares, na criação em dança, pela póestica nas linhas dançantes de Paul Klee / Body-Mind Centering® and the sense of motion in (un)balance : elementary principles and techniques, in dance creation, by poetics in the dancing lines of Paul Klee
Esta pesquisa busca através dos princípios de movimento do método Body-Mind Centering® (BMC) − desenvolvido por Bonnie Bainbridge Cohen − estudar o Sistema Vestibular e suas relações com o equilíbrio do corpo. Investiga suas possíveis contribuições quanto ao desenvolvimento motor e suas implicações qualitativas nos gestos e nas açõe
Publicado em: 2010
-
4. A memória como recriação do vivido - um estudo da história do conceito de memória aplicado às artes performativas na perspectiva do depoimento pessoal / A memória como recriação do vivido - um estudo da história do conceito de memória aplicado às artes performativas na perspectiva do depoimento pessoal
A tese A memória como recriação do vivido, um estudo da história do conceito de memória aplicado às artes performativas na perspectiva do depoimento pessoal pretende redimensionar o âmbito de atividade da memória humana a partir da análise de sua dinâmica de funcionamento dentro de diferentes processos de criação nas artes performativas, cujo pro
Publicado em: 2008
-
5. O filosofar na arte da criança surda : construções e saberes
Esta dissertação analisou como se deu o filosofar na arte das crianças surdas e na busca por práticas estéticas visuais no processo da construção deste filosofar. Para isto, foram realizadas entrevistas (individuais e coletivas) com 10 sujeitos surdos de uma escola municipal de surdos de Gravataí no Estado do Rio Grande do Sul, onde foram apresentada
Publicado em: 2007
-
6. A encenação pictórica: uma abordagem transdisciplinar
O objetivo deste trabalho é analisar, na perspetiva crítico-teórica, a obra e o percurso de criação da artista plástica Sônia Paiva. Trata-se de uma abordagem transdisciplinar, haja vista seu produto resultar da simbiose de várias linguagens artísticas que, apesar de próximas em sua forma de expressão, são diferentes em seus princípios e dinâmi
Publicado em: 2006
-
7. Language of signs and sensitive hear, the revealed dance / Lingua de sinais e a escuta sensivel : a dança revelada
Esta dissertação resume-se na descrição de uma vivência e narrativa de uma busca. Ou da busca primeira como vivência reincidente. E do fenômeno do encontro. Ou do encontro como fenômeno maior da vida, como queiram colocar os leitores em ordem as palavras, para seu próprio entendimento e ilusória solução da problemática do existir. Para contarmos
Publicado em: 2005