Visibilidade Religioes Afro Brasileiras
Mostrando 1-6 de 6 artigos, teses e dissertações.
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1. Entre o dito e o feito: uma análise preliminar da questão da aflição e do sofrimento nos estudos antropológicos sobre o candomblé
O artigo tem por objetivo refletir acerca das abordagens antropológicas do sofrimento nos cultos afro-brasileiros, considerando desde aquelas centradas na dimensão simbólica até as mais afins à fenomenologia e à antropologia simétrica. Para tanto, faz-se inicialmente uma breve exposição acerca dos paradigmas estrutural e simbólico na antropologia,
Physis. Publicado em: 2015-12
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2. Mulheres negras, religiosidades e protagonismos no cinema brasileiro
Este artigo busca identificar ressonâncias entre o papel central do feminino nas religiões afro-brasileiras e as construções imaginárias sobre "mães de santo" no cinema brasileiro, por meio dos filmes Pureza Proibida (Alfredo Sternheim, 1974) e Besouro (João Daniel Tikhomiroff, 2009). A partir dos estudos culturais, da crítica feminista e da teoria d
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2014-06
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3. Barravento, Orí e Santo Forte: representação das religiões afrobrasileiras no cinema / Barravento, Ori et Santo Forte représentation des religions afro-brésiliennes au cinéma
Este trabalho investiga os processos de representação das religiões afro-brasileiras, especialmente do Candomblé e da Umbanda no cinema, a partir dos filmes "Barravento (Glauber Rocha, 1962), "Orí" (Raquel Gerber, 1989) e "Santo Forte (Eduardo Coutinho, 1999). Considerando o papel da mídia e do cinema como principal matriz cultural das sociedades conte
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/03/2010
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4. Na interface entre religião e política : origem e práticas da congregação em defesa das religiões afro-brasileiras (CEDRAB/RS)
Este trabalho propõe retraçar a história de um grupo que surgiu com o intuito de defender as religiões afro-brasileiras da intolerância religiosa sofrida por este segmento religioso no estado do Rio Grande do Sul: a Congregação em Defesa das Religiões Afro-Brasileiras (CEDRAB). Formada por sacerdotes das religiões afro-brasileiras, a CEDRAB surgiu e
Publicado em: 2010
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5. Barravento, Orí e Santo Forte: representação das religiões afrobrasileiras no cinema / Barravento, Ori et Santo Forte représentation des religions afro-brésiliennes au cinéma
Este trabalho investiga os processos de representação das religiões afro-brasileiras, especialmente do Candomblé e da Umbanda no cinema, a partir dos filmes "Barravento (Glauber Rocha, 1962), "Orí" (Raquel Gerber, 1989) e "Santo Forte (Eduardo Coutinho, 1999). Considerando o papel da mídia e do cinema como principal matriz cultural das sociedades conte
Publicado em: 2010
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6. O Brasil com axé: candomblé e umbanda no mercado religioso
DESDE os estudos de Roger Bastide, na década de 1940, muita coisa mudou no Brasil, também no âmbito das religiões e das religiões afro-brasileiras. Velhas tendências foram confirmadas, novas direções foram se impondo. Religiões recém-criadas se enfrentam com as mais antigas, velhas religiões assumem novas formas e veiculam renovados conteúdos par
Estudos Avançados. Publicado em: 2004-12