Virtual Worlds
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1. “Algo tão simples de viver e controlar, mas difícil de compartilhar e defender”: HIV/Aids, segredos e socialidades em uma rede social on-line
As recentes pesquisas socioantropológicas têm apontado o papel das redes sociais na internet na experiência de pessoas que vivem com adoecimentos de longa duração. Por 11 meses realizamos uma etnografia virtual entre pessoas que vivem com HIV/Aids (PVHA) membros de um grupo virtual secreto no Facebook. Buscamos compreender as práticas de socialidade ex
Interface (Botucatu). Publicado em: 05/08/2019
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2. THE INTRODUCTION OF METAVERSES IN TEACHING: SENSEMAKING OF VIRTUAL WORLDS IN THE CONTEXT OF HIGHER EDUCATION / A INTRODUÇÃO DE METAVERSOS NO PROCESSO DE ENSINO: FAZENDO SENTIDO DE MUNDOS VIRTUAIS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL DO ENSINO SUPERIOR
A criação da World Wide Web (WWW) em 1992 permitiu a emergência de novas propostas pedagógicas e tornou a educação on-line mais acessível. A facilidade de uso da Web e a capacidade de apresentar ferramentas multimídias aumentaram o número de disciplinas que poderiam ser oferecidas on-line. Os computadores e a tecnologia da informação ampliaram opo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/04/2012
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3. SERIOUS GAMES IN VIRTUAL WORLDS: AN APPROACH TO SOFTWARE TESTING TEACHING AND LEARNING / JOGOS SÉRIOS EM MUNDOS VIRTUAIS: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE TESTE DE SOFTWARE
Este trabalho apresenta uma abordagem de aprendizagem baseada em jogos utilizando o jogo sério denominado Jogo da Equipe de Teste de Software (JETS), que é um jogo em três dimensões, multiplayer e foi desenvolvido no mundo virtual OpenSim. Esse jogo simula o setor de Teste de Software de uma empresa de desenvolvimento de sistemas e visa a proporcionar co
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 04/04/2012
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4. Machinima and ethnographic research in three-dimensional virtual worlds
Nesse trabalho propomos relatar nossa experiência de pesquisa etnográfica no mundo virtual Second Life. Pretendemos narrar nossa experiência produzindo machinimas como forma de inserção em campo e de interação com os residentes. A produção de filmes a partir do software e/ou hardware de videogames ou outros programas gráficos 3D real time é chamad
Vibrant, Virtual Braz. Anthr.. Publicado em: 2012-12
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5. O mito da \"segunda vida\": sociabilidade virtual no Second Life / The myth of \"second life\": virtual sociability in Second Life
O presente estudo visou investigar as estratégias interativas, de manipulação de impressões e de gerenciamento de identidades vigentes no ambiente de sociabilidade de Second Life, um mundo virtual determinado. Nele, indivíduos munem-se de inúmeras ferramentas para administrar a exposição de informações pessoais, o que proporcionaria elevado control
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/12/2011
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6. An analysis of digital social networks: the interaction of real and virtual worlds / Uma análise das redes sociais digitais: a interação do mundo real e virtual
É feita uma apresentação das redes sociais virtuais como softwares sociais. Foi utilizada a metodologia qualitativa relacionada à questão da bibliografia que dá suporte teórico para análise dos sites, para tal, foram utilizados os autores Pierre Lévy, Don Tapscott, Henry Jankins e Erik Qualman. Analiso o Facebook, o YouTube e o Twitter pois cada red
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/11/2011
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7. SIMP2P: Uma estratégia P2P de distribuição de texturas em Mundos Virtuais 3D / SIMP2P: Uma estratégia P2P de distribuição de texturas em Mundos Virtuais 3D
Mundos Virtuais Sociais permitem a criação de conteúdo dinâmico pelos usuários com personalização de imagens e alto grau de imersão com ambientes compartilhados em tempo real. No entanto, embora essa abordagem seja flexível e poderosa para os usuários, ela exige uma grande quantidade de recursos de rede e hardware do servidor e dos clientes. Result
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/03/2011
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8. Identidades (nem tão) virtuais assim : um olhar sobre a construção das identidades territoriais no ciberespaço
Recognizing the importance and popularity of the internet social networking, especially among the younger portion of the population, this study aims, through the lens of Geography and Cultural Studies, to examine how users of the relation¿s site Orkut build position and map their identities through virtual communities present on the respective site. At the
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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9. The second body: reflections on investments in the immateriality / Do segundo corpo: reflexões sobre os investimentos na imaterialidade
In the act of making the body more competitive in the market for appearances and more consistent with the subjectivity of individuals, two trends are evident: the expenditure of time, money and pain in an attempt to enhance the body by processes such as fitness, cosmetics and surgical interventions, and the desire to overcome the physical reality by means of
Publicado em: 2010
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10. An efficient GPU-based implementation of recursive linear filters and its application to realistic real-time re-synthesis for interactive virtual worlds / Uma implementação eficiente de filtros lineares recursivos e sua aplicação a re-síntese realistica em tempo real para mundos virtuais interativos
Muitos pesquisadores têm se interessado em explorar o vasto poder computacional das recentes unidades de processamento gráfico (GPUs) em aplicações fora do domínio gráfico. Essa tendência ao desenvolvimento de propósitos gerais com a GPU (GPGPU) foi intensificada com a produção de APIs não-gráficas, tais como a Compute Unified Device Architecture
Publicado em: 2010
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11. Metaverso : interação e comunicação em mundos virtuais
This work deals with a specific kind of virtual world, the metaverse. The metaverse has its origin on Neal Stephenson science fiction novel Snow Crash, which this term is usually used as synonymous of virtual environment accessed by internet and where users interact among themselves with virtual representative forms, called avatars. Trying to reach a more el
Publicado em: 2009
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12. Institutionalism and information systems: current state of the art and position of french research
The various currents of institutionalism are used in management science, particularly in the area of information systems. Richard Scott's global model is a fertile framework for the analysis of institutional research. First, we will study the contributions of French research to institutionalism. Then, returning to the fundamentals of information systems (IS)
JISTEM - Journal of Information Systems and Technology Management. Publicado em: 2009