Violao Solo
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1. Prelúdio nº 3 de Heitor Villa-Lobos: considerações sobre um processo interpretativo
Este trabalho apresenta uma interpretação da peça para violão solo Prelúdio nº 3, de Heitor Villa-Lobos. A análise fundamenta-se nos conceitos de performance historicamente informada (WALLS, 2002) e intuição informada (RINK, 2007). Portanto, apresenta-se aqui um estudo de caso onde a intuição e percepção musical do intérprete são reforçados p
Per musi. Publicado em: 2015-06
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2. Odeon (1910) para violão solo: a partir da gravação do disco "Raphael Rabello & Dino 7 Cordas" (1991)
Per musi. Publicado em: 2014-12
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3. Preparação e planejamento da performance do violonista: estudo da obra homenagem a Villa-Lobos Op.46 de Marlos Nobre
Este trabalho apresenta a preparação e planejamento da performance em uma obra para violão solo. Para isso, o violonista utilizou materiais didáticos e instrumentais previamente estabelecidos, no decorrer da presente investigação. Os critérios utilizados para a escolha da obra foram de que esta deveria refletir aspectos técnicos e musicais do repert�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/04/2012
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4. O estilo composicional de Marco Pereira presente na obra Samba Urbano. Uma abordagem a partir de suas principais influências: a música popular brasileira, o jazz e a música erudita / The composicional style of Marco Pereira on the music "Samba Urbano". An view by his principals influences: the popular brazilian music, the jazz and the scholar music
Tendo em vista um panorama da música popular brasileira contemporânea este trabalho tem o objetivo de apresentar o estilo composicional de Marco Pereira a partir de um estudo de caso da obra Samba Urbano, composta para violão solo em 1980. Marco Pereira apresenta como suas principais referências elementos da música erudita, do jazz, e da música popular
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/03/2012
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5. A significação em Portais e a Abside, de Celso Loureiro Chaves
Neste artigo empreende-se a análise da obra Portais e a Abside, de Celso Loureiro Chaves, para violão solo, de 1997. A análise segue os princípios da nova musicologia, como têm sido postos em prática por autores como Lawrence Kramer e Rose Subotnik. O ponto de partida e permanente referência da análise são as evidências deixadas pelo próprio compo
Per musi. Publicado em: 2012-12
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6. Os sete estudos para violão solo de Carlos Alberto Pinto Fonseca : uma abordagem analítica sobre demandas técnicas
O presente trabalho trata do levantamento e análise das demandas técnicas contidas nos Sete Estudos Brasileiros para Violão Solo de Carlos Alberto Pinto Fonseca. Após feito este levantamento, analisamos o uso e a recorrência de cada demanda encontrada nos Sete Estudos. Também discorremos a respeito da relação de Fonseca com o violão e com os violoni
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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7. Appassionata para violão solo de Ronaldo Miranda: o tratamento octatônico e as constâncias musicais brasileiras / Appassionata for solo guitar by Ronaldo Miranda: the octatonic treatament and the brazilian muiscal constancies
Esta pesquisa discorrer sobre elementos constitutivos da Appassionata para violão solo de Ronaldo Miranda. São analisadas características concernentes aos dois temas da peça, evidenciando a oposição de técnicas da música do século XX com elementos característicos da música brasileira. Em relação ao primeiro tema, são discutidos aspectos referen
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/04/2010
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8. Appassionata para violão solo de Ronaldo Miranda: o tratamento octatônico e as constâncias musicais brasileiras / Appassionata for solo guitar by Ronaldo Miranda: the octatonic treatament and the brazilian muiscal constancies
Esta pesquisa discorrer sobre elementos constitutivos da Appassionata para violão solo de Ronaldo Miranda. São analisadas características concernentes aos dois temas da peça, evidenciando a oposição de técnicas da música do século XX com elementos característicos da música brasileira. Em relação ao primeiro tema, são discutidos aspectos referen
Publicado em: 2010
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9. A obra de Garoto para violão: o resultado de um processo de mediação cultural
Este trabalho tem como objetivo verificar o resultado de um processo de mediação cultural vivenciado por Garoto em sua trajetória artística. Trata-se de uma investigação que analisa o agenciamento realizado pelo compositor entre universos culturais distintos, sendo que a obra desse autor composta para violão solo, será observada a partir do diálogo
Publicado em: 2010
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10. Sérgio Assad: sua linguagem estético-musical através da análise de Aquarelle para violão solo / Sérgio Assad: His musical language through the analisis of Aquarelle for solo guitar.
O presente trabalho se propõe a traçar um retrato da linguagem estética e instrumental do compositor e violonista Sérgio Assad (1952). Tal investigação será feita através da contextualização de sua produção através de um relato bibliográfico, da análise de umas de suas obras mais representativas, Aquarelle, escrita para violão solo com um com
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/10/2009
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11. O violão de garoto. A escrita e o estilo violonístico de Annibal Augusto Sardinha / O violão de garoto. A escrita e o estilo violonístico de Annibal Augusto Sardinha
Annibal Augusto Sardinha, Garoto (1915 - 1955) foi um músico formado na tradição das rodas de choro, dos pequenos conjuntos de músicos do rádio e gravadoras, nas décadas de 1930 a 1950. Uma análise de sua obra para violão solo, em especial os choros, denota um compositor avançado para o seu tempo e que indicou novos caminhos para o violão brasileir
Publicado em: 2009
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12. Ekphrasis em música: os Quadrados Mágicos de Paul Klee na Sonata para violão solo de Leo Brouwer
Para Siglind Bruhn, o conceito de ekphrasis, usado nas artes plásticas e na literatura, pode ser aplicado também para certas obras musicais. Partindo dessa concepção, desenvolvida pela autora na obra Musical Ekphrasis: composeres responding to poetry and painting este artigo investiga a apropriação que o compositor cubano Leo Brouwer (1939 - ) faz, no
Per Musi. Publicado em: 2009